OAB promoverá debate sobre reforma política e eleições limpas nesta segunda-feira (04)

OAB promoverá debate sobre reforma política e eleições limpas nesta segunda-feira (04)

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, promoverá um debate acerca da Reforma Política e Eleições Limpas, no dia 04 de maio, a partir das 08h30, no Auditório da Instituição. O deputado federal Marcelo Castro (PMDB-PI), relator da Comissão Especial da Câmara dos Deputados sobre a Reforma Política, estará presente para expor e colher propostas acerca do tema.

Para o presidente da OAB-PI, Willian Guimarães, a reforma política é essencial para a democracia brasileira. “Aproveito de antemão para convidar não só os advogados, membros do ministério, os estudantes de direito mas a própria população porque esse tema é um tema que deve interessar a todos nós porque ele diz respeito efetivamente a como nós vamos escolher os nossos representantes. Desde 2013 nós temos sentido que a população não está satisfeita com o modelo de escolha que nós temos hoje,  ela não se sente devidamente representada por quem está ocupando os mandatos eletivos e isso recorre do modelo que nós adotamos no país, mas não basta fazer a reforma política, nós queremos a reforma que traga avanços, a Ordem dos Advogados preocupada com esse tema já apresentou desde 2013 um projeto que tramita no Congresso Nacional que tem alguns temas centrais”, afirmou ele.

O projeto de iniciativa popular da Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas apresenta uma proposta de representação política mais identificado com a maior parte da sociedade. Os quatro pontos principais desta proposta são:

1. Proibição do financiamento de campanha por empresas e adoção do Financiamento Democrático de Campanha;

2. Eleições proporcionais em dois turnos;

3. Paridade de gênero na lista pré-ordenada;

4. Fortalecimento dos mecanismos da democracia direta com a participação da sociedade em decisões nacionais importantes.

Também foram convidados a participar do debate a Assembleia Legislativa do Piauí, Câmara Municipal de Teresina, Associação Piauiense de Municípios, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 22ª Região, Associação dos Magistrados Piauienses, Associação dos Juízes Federais do Piauí e Associação Piauiense do Ministério Público.  O debate também será aberto para a participação de toda a sociedade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES