Penitenciária de Campo Maior é inaugurada e recebe presos

Penitenciária de Campo Maior é inaugurada e recebe presos

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nas primeiras horas da madrugada desta quinta feira (14/09), a Secretaria de Justiça inaugurou a Penitenciária Regional Nelson Mandela em Campo Maior e deu inicio ao recebimento de presos na nova unidade prisional que tem capacidade para receber 160 detentos.

A penitenciária estava com inauguração programada para o mês de outubro, mas teve que ser antecipada devido a necessidade quanto ao recebimento de novos presos oriundos da Central de Flagrantes em Teresina que estava superlotada com quase 70 presos.

De acordo com o secretário de Justiça, Daniel Oliveira, essa é mais uma etapa do plano de modernização do sistema penitenciário do Piauí. “Esse é um plano que passa necessariamente por articular e garantir a ampliação de vagas. Nós ampliamos agora 160 vagas hoje, em 2015 também foram criadas outras 160, e a perspectiva também é no ano que vem já inaugurar cadeia pública de Altos com 600 novas vagas. A ideia é que possamos trabalhar nessa ação a normalidade das delegacias, como a Central de Flagrantes, com essa unidade que começa a operar hoje já de forma emergencial”, afirmou.

“Nós temos um diálogo muito  transparente com a  Polícia Civil e Secretaria de Segurança, a ideia é que a polícia vai continuar prendendo, o poder judiciário também vai continuar dando as ordens de prisão e nós vamos garantir o respeito e a custódia desses detentos nas nossas atribuições legais”, disse.  

A medida visa garantir a continuidade do protocolo de segurança no que se refere a prisões e recebimentos de presos em unidades penitenciarias. O gerente do presidio, Thanack Hitler da Silva Costa, pontua: "Por determinação do Secretário de Justica assumimos nesta madrugada a direção desta unidade. Estamos sempre à disposição para servir ao Estado e garantir o cumprimento da Lei "

Sobre o andamento da greve dos agentes penitenciários, o secretário Daniel Oliveira disse não entender o motivo da paralisação. “Nós estamos em um país, um Estado com dificuldades financeiras. Hoje a principal tarefa é garantir a folha de pagamento em dia, esse ano os nossos servidores já tiveram um outro reajuste de 6,29% e nós não compreendemos o porque desse greve se levarmos em conta que o agente penitenciário do Piauí tem um dos maiores salários do Brasil”, declarou.  

A inauguração solene da unidade deve acontecer nos próximos dias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES