PF afirma que colombianos do Piauí estão sujeitos a expulsão

PF afirma que colombianos do Piauí estão sujeitos a expulsão

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com a Polícia Federal, cerca de 1.500 estrangeiros estão morando no Piauí, 500 deles são colombianos. Em entrevista, o presidente do sindicato dos Policiais Federais no Piauí, Marcos Vinícius Gomes, afirmou que o perfil desses rapazes são basicamente de jovens, muitos estão com toda a sua família no intuito de se fixar no Piauí e trabalham em pequenos estabelecimentos comerciais.

O grupo está sendo investigado pela prática de empréstimos no Piauí. “A gente supõe que essas práticas são trazidas do país deles. Eles têm feito essa pequenos empréstimos sempre a juros abusivos, o que caracteriza em tese crimes contra a economia popular, até dependendo da monta contra o sistema financeiro e o sistema tributário nacional. Esses crimes como estão sendo praticados são apurados por parte da Polícia Civil mas a Polícia Federal está em contato, o nosso setor de imigração está mantendo contato com a Polícia Civil que tem nos passado essas informações. Essas pessoas quando são abordadas e conduzidas pela prática desse crime nós sempre somos notificados para apurar a condição migratória, contudo, caso se caracterize o crime eles estão sujeitos a legislação brasileira. Se cometerem crime no âmbito estadual de apuração da Polícia Civil estão submetidos a justiça estadual normalmente, bem como no cometimento de algum crime de apuração da Polícia Federal, crimes contra bens e serviços de interesse da União vão estar sujeitos a legislação federal”, afirmou.

Segundo ele, a implicação tanto da prática de um crime como de outro, eles podem sim estar sujeitos a uma deportação ou a mesmo uma expulsão após o cumprimento de sua pena. “Isso está previsto na lei, se ele for considerado inconveniente aos interesses nacionais ele pode sofrer a expulsão ou deportação”, disse.

De acordo com a polícia, a principal porta de acesso continua nos aeroportos, em Teresina não é diferente. “A segurança é hoje uma das pautas principais do Brasil e os policiais federais estão no protagonismo, nós estamos trazendo alterações no nosso modelo de segurança, infelizmente o Brasil mantém um modelo totalmente atrasado de segurança e um dos grandes desafios que nos temos é mudar a estruturação das polícias”, declarou o agente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES