Piauí tem 1º caso provável de Febre do Nilo em todo o Brasil

Piauí tem 1º caso provável de Febre do Nilo em todo o Brasil

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um homem morador da cidade de Aroeira do Itaim, 382km de Teresina, está com suspeita de uma infecção chamada Febre do Nilo. Se o caso se confirmar, será o primeiro caso da doença no Piauí.

Segundo a doutora Amariles Borba, o caso está sendo investigado e os cuidados estão sendo tomados. “Trata-se de uma virose, e temos que ter a informação de que saúde quando se procura acha. Desde o ano passado viemos procurando a causa de encefalite, ou seja, inflação em toda massa do cérebro por isso chegamos a esse diagnóstico. Pessoas que apresentam esse quadro com febre, dor no corpo, paralisia flácida, está sujeita a essa doença”, declarou.

A médica informou ainda como se dá a transmissão do vírus no ser humano. “Para saber qual é a causa, tem que saber que vírus é esse, e entre eles foi detectado a presença positiva para a febre do nilo, depois disso temos que fazer investigação em animais já que as aves são os reservatórios desse vírus com varias espécies de mosquitos, o transmissor pica a ave, o vírus se reproduz no corpo do mosquito e ele infecta os seres humanos ao picá-los.


O primeiro exame feito nesse homem deu positivo no paciente e nas aves, agora nós temos quer fazer a contra prova e é essa que esta sendo feito. O exame foi colhido, ele está se restabelecendo dessa paralisia e estamos aguardando o laboratório que identifica o vírus lá no Pará, o resultado sairá na próxima semana”, disse.

Sobre o caso de morte, ou não a doutora ponderou. “Vai depender das condições da saúde e também se você não tem outras doenças. Um paciente que tem problema no coração ou problema renal, aí pode complicar e se torna mais difícil. Em 2012 houve uma epidemia em que praticamente todos os Estados Unidos ficou infectado, precisamos ter a informação de que não é uma doença quer vai se espalhar”, afirmou.

Clique aqui e curta o Portal Meio Nort no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES