Polícia cumpre mandados de prisão contra acusados de lavagem de dinheiro

O crime antecedente é agiotagem e financiamento ao tráfico de drogas.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Civil deflagrou nesta quinta-feira (14/02) a Operação Pavilhão que visa desarticular um grupo criminoso especializado em lavagem de dinheiro, cujo foco é compra e revenda de veículos automotivos. O crime antecedente é agiotagem e financiamento ao tráfico de drogas. Participam da operação a Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (DEPRE), DECCOTERC e Diretoria de Inteligência da SSP-PI.

A ação coordenada pela Gerência de Polícia Especializada-GPE conta também com o apoio da SEFAZ-PI. Francisco José Oliveira Costa, mais conhecido como 'Júnior', foi denunciado por financiamento ao tráfico e usura no dia 01 de novembro de 2017 e naquela época durante o cumprimento de mandado foi preso em flagrante delito por posse de arma de fogo. 

De acordo com o delegado geral Lucy Keiko, a investigação é uma das maiores da história da Polícia Civil. “Esse é um trabalho realizado pela DEPRE, concluída pelo delegado Matheus Zanatta. Esse criminoso foi preso no final do ano de 2017 após isso foi feita uma investigação minuciosa acerca do patrimônio dele e nós descobrimos que havia cerca de 40 veículos em nome dele e da esposa, veículos que não constam em declaração de imposto de renda, que eram vendidos para terceiros através de notas promissoras tudo isso com intenção de desvirtuar as investigações, esconder o produto do crime, fato típico da lavagem de dinheiro, o indivíduo adquire o produto ilícito, passa a investir em alguns bens e os revende para dar legalidade aquilo”, disse. 

Divulgação: Polícia Civil do Piauí

Na operação desta quinta-feira, também foi presa a pessoa de Mariana dos Santos Soares que fazia parte do esquema criminoso de lavagem de dinheiro e é esposa do Francisco José. As investigações relacionadas a operação do caso começaram pela DEPRE, cujo titular do procedimento era o delegado de polícia civil, Matheus Zanatta, hoje Gerente de Polícia Especializada. 

Naquela oportunidade,  foram pedidos e concedidos mandados de busca e apreensão veicular de 40 veículos que estão com restrição RENAJUD INTEGRAL, estando impedidos de circular. O trabalho agora é apreender estes veículos.

Segundo o delegado, o casal é responsável pela aquisição de 40 veículos. “Esses veículos estão na mão de terceiros. Eles tinham a Isadora Transportes, é uma empresa de fachada, ganha o dinheiro com o tráfico, monta uma empresa de fachada e passa a comercializar, revende, troca e dá caráter lícito a esse dinheiro. Ele vendia o carro na promissora, se a pessoa não pagasse ele ia e tomava o carro , justamente porque aquele bem foi adquirido de forma ilícita. É a primeira vez que nós apuramos crime de lavagem de dinheiro a esse nível. Em traficante você tem que bater no patrimônio dele, esses carros tiveram determinação de apreensão judicial, estão bloqueados, não podem circular de forma nenhuma e as pessoas que estão em poder desses veículos tem que entregar”, afirmou Lucy Keiko.

Delegado Lucy Keiko / Portal Meio Norte



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES