Secretário de saúde, Florentino Neto, descarta lockdown no Piauí

O gestor concedeu uma entrevista ao programa Bom Dia Meio Norte na manhã de hoje.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta quarta-feira, 03 de março, o programa Bom Dia Meio Norte conversou com o secretário de saúde do Piauí, Florentino Neto que falou sobre a alta ocupação dos leitos no Estado, ampliação em Parnaíba e Piripiri e as medidas que podem ser adotadas pelo Governo na reunião com o COE que acontecerá hoje.

SITUAÇÃO EM TODO O BRASIL

"Nós estamos em uma fase muito difícil, a pandemia está em uma situação grave, em muitos estados, nós temos 20 estados em uma situação muito preocupante e esses estados passam por dificuldades, quando você tem uma quantidade de estados nessa situação, você pode imaginar que um estado venha recorrer o outro que está com mais dificuldade. Foi o que ocorreu quando houve o colapso no Amazonas, mas quando você tem praticamente toda a federação nessa situação que nós estamos vendo complica. Com aumento do número de óbitos, o nível de ocupação dos leitos de UTI está acima de 85% em 20 estados, estamos tendo recordes de óbitos a cada dia. Então nós alertamos a sociedade para essa preocupação que todos nós temos que ter".

LEITOS NO PIAUÍ

"Ontem no final da noite nós fizemos uma avaliação que fazemos todos os dias, nosso nível de ocupação ontem no Piauí foi 75,8% dos leitos intensivos, nesse cálculo estão incluídos os leitos públicos e privados. Se nós formos analisar só os dados da rede pública, que estão disponibilizados pelo SUS, na capital 84% estão ocupados, no interior 71%, sendo que o maior nível de ocupação está em Piripiri. Nós estamos com nossos caminhões na estrada enviando mais cinco leitos para Parnaíba e três para Piripiri, havendo a necessidade nós temos a possibilidade de implantar mais cinco leitos em Parnaíba e nós já estamos preparando mais dois leitos para Piripiri". 

VACINAS

"Hoje nós vamos receber mais 35 mil doses de vacina e isso vai consolidar a nossa vacinação do público acima de 80 anos, então todas as pessoas acima de 80 anos nós estaremos vacinando a partir de amanhã, isso é importante que a gente atenda com a imunização o público que quando chega no hospital tende a piorar de forma mais rápida. Agora o que é importante é a luta por vacina, nessa luta o Piauí junto com os demais estados tem a ideia de os próprios estados, as próprias prefeituras adquirirem vacinas para que a gente possa o mais rápido possível imunizar a população brasileira. Nós temos uma programação para março, nessa programação nós tínhamos uma quantidade de vacina para receber da Fiocruz e ontem a Fiocruz já anunciou uma mudança desse prazo, então são essas mudanças que atrapalham".

MEDIDAS RESTRITIVAS

"Nós vamos ter uma reunião com o COE, temos ouvido pesquisadores, mas não acredito em lockdown, temos que ter a prudência. O Governo do Estado entende que o mais importante é a colaboração das pessoas".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES