'Situação é de alerta máximo', diz comandante sobre barragem

'Situação é de alerta máximo', diz comandante sobre barragem

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma força-tarefa foi montada para atuar no diagnóstico e correção da falha verificada na Barragem do Bezerro, no município de José de Freitas. Técnicos do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Idepi (Instituto de Desenvolvimento do Piauí) e Prefeitura de José de Freitas trabalham contra o tempo para evitar o rompimento da barragem na cidade.

“Foi decretado estado de emergência, como o Diário Oficial da União não funciona no domingo, nós fizemos esse decreto, ainda não foi publicado oficialmente mas repassamos para os órgãos competentes e estamos tentando fazer o possível para amenizar o impacto da pressão da água, estamos baixando o nível do sangradouro, estamos monitorando o vazamento e alocando as pessoas que moram no entorno da barragem por prevenção, pois não podemos deixar de acompanhar o andamento”, afirmou o prefeito de José de Freitas, Roger Linhares, que passou todo o dia de domingo na Barragem, acompanhando de perto a situação.

O deputado federal Fábio Abreu também esteve no local. “Nós recebemos informação bem concreta do que estava acontecendo, o próprio governador me ligou para que eu viesse acompanhar de perto essa situação. Até porque é preocupação nossa da cidade, sou de José de Freitas, tenho parentes que estão na linha da barragem, lógico que fica a cargo das coordenações no sentido de ter um gabinete de crise para que se centralize todas as informações da situação. Tudo isso demos a colaboração em termos de orientação, é lógico que na prática eles que vão tomar a decisão, mas como filho dessa terra temos obrigação de estar presente”, disse.

O Corpo de Bombeiros trabalha no nível de risco de sempre e afirma que teve sucesso no trabalho de retirar as famílias do local. “Todos esse órgãos trabalham para que a gente contorne a situação, mas estamos em situação de alerta porque o nível de atenção tem que ser máximo, vamos trabalhar para que nada ocorra. Temos por ofício comunicar, nosso objetivo é preservar vidas, a barragem represa uma quantidade de água razoável, portanto se ocorrer o que nós não desejamos, vai causar um transtorno bastante considerável na região, o ponto que tem esse vazamento é uma região de muita vegetação, mas com um pouco mais de ajuda da própria natureza a gente pode conseguir contornar a situação. Nós trabalhamos com algo que não temos acesso interno, passa por dentro da barragem, é importante a gente frisar do risco, da atenção que temos que te , mas trabalhamos abrindo um canal para diminuir a pressão da represa. Os moradores foram levados para um local afastado da barragem para evitar o pior, muitas pessoas já estão saindo da cidade e indo para Teresina ou municípios próximos”, declarou o coronel Carlos Frederico, comandante do Corpo de Bombeiros.

Uma força tarefa e um grupo de crise foram criados para tomar ações em relação ao problema. Uma equipe composta pelo Corpo de Bombeiros, Departamento de Infraestrutura e Transportes, Exército, Secretaria do Meio Ambiente, Defesa Civil, Polícia Militar, Idepi, Prefeitura Municipal de José de Freitas estão monitorando e realizando os serviços de acompanhamento e evacuação das pessoas que moram nas localidades que estão na área de risco.

Equipes do Exército Brasileiro estão em José de Freitas fazendo a retirada das famílias que estão ameaçadas em caso de vir a ocorrer um rompimento da Barragem do Bezerro. As famílias estão sendo levadas para as escolas municipais Agripina Portela, no bairro Santa Rosa e Caic, no bairro Cidade Nova e para o Ginásio Poliesportivo, no Centro.

O geólogo José Iran Paiva Felinto, que é o atual secretário de Agricultura e Desenvolvimento de José de Freitas-PI, informou que o rompimento da barragem, se vier a se consumar é por causa de vândalos que retiraram um grande numero de pedras do paredão da barragem.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES