“Variante de alerta”, diz Vigilância Sanitária do MA sobre casos em navio

Com relação à presença do navio no porto, o gestor afirmou que rotineiramente ocorre a vinda dessas embarcações até o local.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta sexta-feira, 21 de maio, o programa Bom Dia Meio Norte entrevistou o superintendente da Vigilância Sanitária do Maranhão, Edmilson Diniz que falou sobre os casos da variante indiana que foram confirmados no estado nos últimos dias.

Alvo de preocupação das autoridades de saúde, o navio MV Shandong da Zhi trouxe consigo os seis primeiros casos confirmados da cepa indiana B.1.617, do novo coronavírus, ao Brasil.

“Nós temos uma embarcação com uma tripulação de 24 indianos atracada na sexta costa do Maranhão, desses 24 um tripulante apresentou sintomas de síndromes gripais e no dia 13 de maio ele foi deslocado de helicóptero para um hospital privado da capital”, iniciou o superintendente.

Com relação à presença do navio no porto, Edmilson Diniz afirmou que rotineiramente ocorre a vinda dessas embarcações até o local. “O navio é um navio de carga que vinha para o porto para transportar minério, um navio que rotineiramente passa pela costa do Maranhão em função do nosso porto. Agora ele está aguardando o seu período de quarentena para cumprir a sua função. Dos 24 tripulantes que compunham a embarcação, um está internado, outros dois tiveram no hospital para avaliação, mas já retornaram ao navio e toda tripulação segue em isolamento nas cabines dentro do navio, basicamente também em função dos resultados. Dos 24 tripulantes nós tivemos 15 positivados para Covid e nove com exames negativos, desses 15 nós tivemos seis amostras viáveis para fazer sequenciamento genomico pelo Instituto Evandro Chagas essas amostras foram enviadas e todas foram confirmadas com a variante indiana”, declarou.

“Os estudos sobre essa variante ainda são muito preliminares não da pra ser taxativo em relação ao comportamento dela, mas ela é uma variante de alerta considerada pela OMS e a gente precisa manter os mesmos protocolos de prevenção, de contenção, independente da variante. O fato é que hoje em relação as nossas medidas que foram tomadas nós não temos circulação da nova variante no Maranhão”, finalizou.

Superintendente concedeu uma entrevista ao programa Bom Dia Meio Norte - Foto: Reprodução



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES