“A guerra ainda não está vencida”,diz Florentino Neto sobre combate à covid

“Temos que continuar usando a máscara, mantendo o distanciamento, respeitando os protocolos e completar o ciclo vacinal”, declarou

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na terça-feira (19), é celebrado o Dia do Piauí e aproveitando a proximidade da data, o secretário estadual de saúde, Florentino Neto, concedeu entrevista para o Canal Saúde na noite de quinta-feira (14). Na oportunidade, o gestor destacou as ações atuais da Sesapi, o combate à pandemia e novos projetos da pasta. 

“Ser secretário de saúde não é algo fácil, em razão de você ter um financiamento que não é suficiente, ter uma disciplina constitucional que garante a todos o direito à saúde, então você tem que conjugar esses direitos e o recursos e ainda em um momento de pandemia, onde tudo foi novo. Onde o inimigo era desconhecido, mas isso só foi possível no Piauí graças a liderança do governador Wellington Dias e graças aos nossos profissionais que não tenho palavras para agradecê-los que nas unidades hospitalares puderam corresponder de forma a garantir a saúde da nossa população, salvando vidas”, declarou.

Secretário de Saúde, Florentino Neto, faz balanço do combate a pandemia no Piauí - Foto: Portal MN

Florentino Neto revelou a estratégia adotada pela Sesapi para trabalhar durante todo esse período de pandemia.  “O caminho foi da humildade, da transparência com a sociedade divulgando os dados oficiais e reais, de respeito à ciência e se buscar em tempo recorde a disponibilidade das vacinas. Aqueles gestores que reconheceram que a pandemia existia, que tiveram empatia e que reconheceram a ciência como o caminho trilharam um caminho adequado. No Piauí, nós temos o número de mortes que me entristece, mas em razão do trabalho que fizemos nós tivemos um número de óbitos muito menor do que foi previsto inicialmente", acrescentou.

Durante a entrevista, o gestor da Sesapi fez uma apelo para que a população possa continuar mantendo  e respeitando as medidas sanitárias e possa tomar a vacina. A guerra ainda não está vencida, nós já vencemos muitas batalhas durante essa guerra, mas nós temos que continuar usando a máscara, temos que continuar mantendo o distanciamento, respeitando os protocolos, temos que tomar a vacina, temos que completar o ciclo vacinal. Então tudo isso é importante para que nós possamos ganhar essa guerra contra a covid-19”, disse.

O secretário estadual de saúde aproveitou também para expor sua preocupação e atenção  para o aumento no número de óbitos nos últimos dias no Piauí. “Na quarta-feira (13), nós tivemos 7 óbitos, tivemos hoje 8 óbitos e temos visto nesses últimos dias uma elevação nesses números e já estamos com todos os olhares para isso, com toda atenção, sinal amarelo aceso, já temos uma reunião amanhã no COE, tem uma equipe avaliando o que está ocorrendo, de onde estão vindo esses pacientes. Houve um aumento de casos, também estamos olhando para isso, de forma que a gente não pode descuidar nenhum segundo. Temos que continuar respeitando as medidas de prevenção e estimular a vacinação do nosso povo”, destacou. 

O secretário aproveitou ainda para deixar uma mensagem para os piauienses pelo Dia do Piauí, celebrado no próximo dia 19 de outubro. “O Dia do Piauí, é um dia de olharmos para trás e vemos tudo que conquistamos, um estado que sofria discriminação, que era lembrado sempre como o Estado mais pobre, hoje é o estado que superou suas dificuldades estruturais, que garante escola nos 224 municípios, é um estado que foi líder nacional no enfrentamento da covid-19 e com tudo isso a gente se alegra e aumenta a nossa responsabilidade no enfrentamento a essa pandemia até ganharmos essa guerra”, finaliza.

Florentino Neto concedeu entrevista para o Canal Saúde, na Rede MN



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES