Beba água no Carnaval

Beba água no Carnaval

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A maratona para acompanhar o ritmo festivo do mês de fevereiro pode levar à desidratação. Com a mudança nos hábitos alimentares, poucas horas dedicadas ao sono e ingestão insuficiente de água, o organismo fica enfraquecido e a perda de líquido pela sudorese aumenta, alertam os médicos. Segundo o chefe do setor de emergência do Hospital Badim no Rio, Leonardo Assad, nessa época aumentam em até 30% os casos nas emergências e os principais afetados são crianças. "Elas têm um corpo menor e um volume de água pequeno comparado aos adultos. Na falta do líquido, elas têm o organismo mais danificado".

A água é um componente essencial para os tecidos do organismo e processos fisiológicos de digestão, como absorção e excreção. Ela compreende cerca de 60% do peso corporal nos seres humanos. Segundo a nutricionista da Casa de Saúde São José, Ana Cristina Damasceno, a perda de 20% de água corpórea pode causar a morte. "Com a perda de 1% sentimos sede. No caso de diarréia, vômitos, sudorese, sangramentos, queimaduras e em algumas doenças como Diabetes Insipidus e Insuficiência Renal, a perda é maior", explica.

Desgaste equivale a corrida

De acordo com o chefe do serviço de emergência do Hospital São Lucas, Arthur Martinez, a disposição física necessária para curtir os blocos de rua no Carnaval é o mesmo que correr 30 minutos diários, ocasionando em uma necessidade de reposição de água maior no organismo. "Depois de uma corrida, por exemplo, o organismo fica em déficit de água, porque muita dessa substância é perdida no suor e na respiração ofegante. Depois de ingerir bebidas alcoólicas, também é comum que o corpo perca água, pois o álcool atua em uma região do cérebro que facilita a fabricação de urina. Associando o calor, a pouca ingestão de líquidos, os alimentos conservados inadequadamente e manipulados de forma incorreta, a desidratação ocorre na certa", ressalta Martinez.

No palco do grupo de carnaval Mulheres de Chico, a água mineral é estabelecida até mesmo por contrato. "Se não tiver água mineral nem subimos para cantar. A coisa é séria mesmo, já temos de estar sempre hidratadas para cantar e tocar. Além disso, as apresentações aumentam nessa época", conta Teca Macedo.

Sintoma começa com boca seca

A desidratação já afetou a diretora musical do grupo, Flávia Costa, que nos primeiros anos tocando no Carnaval passou mal por causa do calor e pouca ingestão de água. "No primeiro ano tocando com o Monobloco, eu cheguei a desmaiar depois de tocar por mais de quatro horas. Tive uma queda de pressão e estava desidratada. Aprendi a lição: água é a melhor amiga do bom folião."

Os sintomas da desidratação branda começam com a boca seca, diarréia, pele bem áspera e olhar profundo. Nos casos mais graves pode ocorrer diarréia, febre e dor de cabeça. Nessa situação, o chefe da emergência do Hospital Samaritano no Rio, Luis Fernando Correa, indica a procura de um pronto-socorro. "O ideal é hidratar com soro caseiro a cada 20 minutos e após cada evacuação", diz.

Mas para evitar a desidratação nesta época, a nutricionista Gisele Cirilo afirma que é necessária a ingestão de dois litros de água diários. "É bom aumentar o consumo de frutas e legumes ricos em líquidos, como melancia, melão, laranja, kiwi, abacaxi, maçã e vegetais como couve, alface, brócolis e repolho", sugere.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES