BLEFARITE

BLEFARITE

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O que ? blefarite ?

A blefarite ? uma inflama??o comum e persistente das p?lpebras. Produz sintomas tais como irrita??o, prurido e, em alguns casos, olho vermelho.

Esta condi??o afeta frequentemente as pessoas que tem tend?ncia a apresentar pele oleosa, caspa e secura ocular. A blefarite pode come?ar na inf?ncia, causando granula??o nas p?lpebras e continuar por toda a vida como uma afec??o cr?nica, ou iniciar mais tardiamente na vida.

A superf?cie da pele normal cont?m bact?rias e, em certas pessoas, tais bact?rias est?o presentes na pele da base dos c?lios. A irrita??o resultante, ?s vezes associada com a atividade excessiva das gl?ndulas seb?ceas vizinhas, produz escamas parecidas com caspa e part?culas que se formam ao longo dos c?lios e p?lpebras.

Em algumas ocasi?es, as escamas ou as bact?rias produzem somente irrita??o e prurido leves, por?m em outras podem causar ard?ncia e sensa??o de areia nos olhos. A blefarite pode conduzir a complica?es mais graves, como inflama??o dos tecidos oculares, em especial a c?rnea.

Como se trata a blefarite ?

A blefarite pode n?o ser cur?vel, por?m ? poss?vel control?-la mediante algumas medidas di?rias:

Pelo menos duas vezes ao dia, aplique compressas mornas sobre as p?lpebras fechadas durante dois a tr?s minutos. Este procedimento descola as escamas e detritos, al?m de solubilizar as secre?es oleosas das gl?ndulas seb?ceas tarsais, prevenindo assim o aparecimento de cal?zio, que ? um tipo de inflama??o da gl?ndula seb?cea palpebral.

Utilizando a ponta do seu dedo envolta em um pano fino ou uma haste de algod?o ( cotonete ), esfregue com delicadeza a base dos c?lios aproximadamente 15 segundos em cada p?lpebra.

Se o m?dico prescreveu pomada com antibi?tico, aplique uma pequena quantidade na base dos c?lios, preferencialmente na hora de dormir.

Estas simples medidas higi?nicas di?rias reduzir?o ao m?nimo a necessidade de medica?es adicionais que alguns pacientes requerem para controlar seus sintomas:

L?grimas artificiais. Deve ser aplicada para aliviar os sintomas de olho seco.

Corticoester?ides oculares. Podem ser utilizadas por um breve per?odo de tempo para reduzir a inflama??o.

Pomada com antibi?tico ou comprimidos antibi?ticos. Podem ser empregados para reduzir a quantidade de bact?rias nas p?lpebras.

Na blefarite, as p?lpebras superior e inferior est?o recobertas por detritos oleosos e bact?rias em tono da base nos c?lios. O paciente refere irrita??o ocular e em certos casos, inflama??o do olho, A limpeza regular e completa da borda palpebral contribui para o controle da blefarite.

As enfermidades do olho podem manifestar-se a qualquer idade. Muitas delas n?o causam sintomas at? que tenham produzido les?o. Por isso exames m?dicos realizados regularmente por um oftalmologista s?o muito importantes, j? que muitos casos de cegueira s?o preven?veis quando s?o diagnosticadas e tratadas a tempo.

Instituto Penido Burnier

Dr. Le?ncio de Souza Queiroz Neto



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES