Engordar comendo pouco

Engordar comendo pouco

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Aquele almo?o suculento, cheio de tudo o que voc? mais gosta virou lenda j? faz um bom tempo e nada da balan?a come?ar a reduzir. Muito pelo contr?rio, ela n?o faz nada al?m de aumentar o ponteiro e indicar um peso cada vez maior. Parece at? persegui??o ou in?cio de loucura, mas a verdade ? que cada prato a menos significa continuar engordando.

Segundo o endocrinologista e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Walter J. Minicucci, isso est? longe de ser verdade. "Uma pessoa saud?vel emagrece quando passa a comer uma quantidade menor do que o necess?rio para manter seu peso, quando ela aumenta o gasto cal?rico ou quando combina as duas coisas", esclarece.

Minicucci salienta que pessoas com sobrepeso que procuram o aux?lio de um spa para emagrecer comem uma quantidade muito menor do que est?o acostumadas e, ainda assim, emagrecem. "Muitas vezes n?o temos a percep??o correta do que comemos. Um exemplo ? o tamanho dos pratos e copos que usamos. Se compararmos com 30 anos atr?s, iremos ver que est?o muito maiores", comenta.

J? a nutricionista Fernanda Pisciolaro acredita que uma redu??o brusca na quantidade de calorias ingeridas pela pessoa pode resultar numa baixa metab?lica. "Quando h? uma diminui??o das calorias ingeridas, o metabolismo entra em d?ficit e se torna t?o econ?mico ao ponto de consumir uma quantidade de calorias muito pequenas", explica. Assim, mesmo comendo menos por dia, a pessoa consome menos calorias, o que a faz engordar.

O adequado, nesse caso, seria uma redu??o m?xima de 1.000cal do total gasto pela pessoa ao dia. Pode-se dizer que uma pessoa com sobrepeso gaste, em m?dia, um valor referente ao seu peso atual vezes 35 (uma pessoa com 100kg gasta, em m?dia, 3.500cal/dia).

Segundo Fernanda, dietas com redu??o dr?stica de calorias ingeridas simult?neas tendem a tornar cada vez mais complicada a perda de peso. "? como se o organismo se acostumasse, fica cada vez mais dif?cil emagrecer, porque a pessoa come?a a n?o conseguir recuperar o gasto energ?tico", finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES