Especialistas dos EUA aprovam pílula preventiva contra Aids

Especialistas dos EUA aprovam pílula preventiva contra Aids

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um painel de especialistas norte-americanos apoiou, pela primeira, vez, uma droga para prevenir a infecção pelo HIV em pessoas saudáveis. Os profissionais recomendaram a Truvada para pessoas consideradas em alto risco de contrair o vírus da Aids.

A Food and Drug Administration EUA (FDA) não é obrigada a seguir o conselho do painel, no entanto, geralmente o órgão costuma fazer isso. Alguns especialistas de saúde e grupos ativos na comunidade do HIV se opuseram à aprovação da droga.

No entanto, correspondentes disseram que a iniciativa pode ser um novo marco na luta contra o HIV/Aids. A pílula Truvada já está aprovada pela FDA para pessoas que são HIV-positivo.

Estudos feitos em 2010 mostraram que o medicamento Truvada reduziu o risco de HIV em homens homossexuais saudáveis ​​- e entre os HIV-negativos parceiros heterossexuais de pessoas que são HIV-positivo - de entre 44% e 73%.

O Antiviral Drugs Advisory Committee, que aconselha o FDA, votou 19-3 a favor de prescrever a droga para o grupo de maior risco - homens não-infectados que têm relações sexuais com múltiplos parceiros masculinos.

Eles também aprovaram, por maioria de votos, o uso para pessoas não infectadas com parceiros HIV-positivos e outros grupos considerados em risco de contrair o HIV através da atividade sexual.

As pílulas são usadas como um tratamento para pessoas infectadas com o HIV nos EUA desde 2004. A oposição à aprovação da droga baseia-se em preocupações de que os usuários poderiam ganhar uma falsa sensação de segurança e os temores de uma cepa resistente à drogas de HIV.

Há também a preocupação de que o alto custo do Truvada poderia desviar o financiamento limitado a partir de mais opções rentáveis. Uma decisão do FDA é esperada até 15 de junho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES