Intestino Preguiçoso

Intestino Preguiçoso

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mau humor, barriga inchada e uma sensa??o de desconforto constante. Esses s?o apenas alguns dos sintomas causados pela constipa??o intestinal cr?nica, o nome cient?fico dado ao popular intestino pregui?oso. O que a maioria das pessoas ainda desconhece s?o os males que tanto o descaso de quem j? se acostumou a n?o usar o banheiro, quanto a automedica??o - com o uso prolongado de laxantes - podem provocar ? sa?de.

"As pessoas acham normal ficar quatro ou cinco dias sem conseguir ir ao banheiro. Por isso, n?o procuram o especialista", alerta Pedro Bertevello, gastroenterologista do Hospital Benefic?ncia Portuguesa de S?o Paulo. A atitude ? arriscada. De acordo com o m?dico, o h?bito de n?o evacuar adequadamente pode estar relacionado ? presen?a de tumores intestinais e de inflama?es no aparelho digestivo.

Al?m de poder esconder um problema mais grave, o descaso com essa "pregui?a" intestinal ainda pode gerar outros inc?modos, bem mais constrangedores. O m?dico Pedro Bertevello garante que, ao permanecerem estocadas por v?rios dias no corpo, as fezes ressecam e podem provocar hemorr?idas e fissuras, por exemplo.

Para quem insiste em afirmar que n?o sente a m?nima vontade de usar o banheiro, os especialistas alertam: "? preciso esquecer essa hist?ria de vontade e criar o h?bito. Como tudo na vida, para isso tamb?m ? necess?rio treinamento", esclarece Eduardo Berger, gastroenterologista do Hospital Prof. Edmundo Vasconcelos.

Vida corrida e fatores emocionais tamb?m n?o deveriam ser usados como desculpa para deixar de atender a essa rea??o fisiol?gica - t?o natural quanto comer e tomar banho todos os dias. Muitas pessoas por vergonha de usar um banheiro fora de casa ou pela t?o criticada falta de tempo desenviolvem a mania de segurar essa necessidade org?nica. Resultado: o h?bito gera uma perda do reflexo, at? que, ao longo dos anos, a tal "vontade" finalmente desaparece.

N?o ? ? toa que a maioria das queixas contra o mau funcionamento do intestino parte da ala feminina. "As mulheres t?m mais pudores que os homens e foram acostumadas a ouvir desde pequenas que ? muito feio fazer fora de casa", lembra Carlos Pareja, gastroenterologista e professor da Unicamp. "O fato, portanto, n?o tem nada a ver com diferen?a fisiol?gica entre os sexos. ? algo cultural somado aos maus h?bitos alimentares", completa.

Para funcionar como um reloginho

Uma forma eficiente para terminar com o desconforto depois de dias sem evacuar ? recorrer aos laxantes. Mas a? est? outra armadilha. "O uso prolongado desses rem?dios faz com que o intestino perca seu funcionamento habitual", alerta Bertevello.

Os rem?dios s?o realmente eficientes, mas sua a??o ? t?o intensa que provoca uma disenteria, ou seja, a elimina??o excessiva de l?quidos. "O medicamento desenvolve outro problema: a diarr?ia", completa Berger.

Para reverter a situa??o e deixar o seu "reloginho intestinal" funcionando nos eixos, a solu??o ? a conhecida, por?m pouco seguida, cartilha da vida saud?vel. "? preciso ter tempo para se cuidar. Tem que haver uma rotina que inclua a dieta alimentar rica em fibras, pr?ticas de exerc?cios f?sicos regularmente e a ingest?o de bastante l?quido", explica Pedro Bertevello.

Confira, a seguir, dicas pr?ticas para acertar os seus ponteiros:

- Coma de duas a tr?s unidades por dia dos seguintes alimentos: castanha-do-par?, t?mara, nozes, damasco e ameixa preta. "Esta ? uma forma pr?tica de recuperar o h?bito de evacua??o", garante Pareja.

- Aproveite a fruta at? o baga?o, principalmente laranja e tangerina.

- D? prefer?ncia ao p?o preto, p?o de centeio, arroz e macarr?o integrais.

- Inclua as fibras na sua vida. Mas caso voc? n?o goste ou n?o ingira a quantidade suficiente por meio dos alimentos in natura - o recomend?vel ? 20g por dia - recorra ?s fibras sol?veis. "Ao contr?rio do que muitos pensam, esse tipo de suplemento n?o vicia. As fibras s?o um combust?vel para o bom funcionamento do intestino e precisam ser ingeridas diariamente", explica Bertevello.

- Use as bact?rias probi?ticas a seu favor. O nome pode parecer estranho, mas esses organismos vivos comp?em v?rios iogurtes e outros derivados do leite. "Os probi?ticos s?o ativos que ajudam a manter a flora intestinal em ordem. Mas ? preciso ter cuidado, pois algumas pessoas t?m intoler?ncia a lactobacilos, por exemplo, o que pode acarretar uma diarr?ia", esclarece o gastroenterologista do Hospital Benefic?ncia Portuguesa.

- Arrume um espa?o na agenda para "visitar o banheiro". "Fique pelo menos por 15 minutos todos os dias sentado no vaso. Mas nada de fazer for?a excessiva. Mantenha essa regra independentemente se ir? evacuar ou n?o. Essa ? uma forma de treinar seu intestino a trabalhar sempre no mesmo hor?rio", ensina Eduardo Berger.

- Caso nada disso funcione. Corra para o consult?rio m?dico. Talvez sejam necess?rias doses de laxantes, principalmente na primeira fase do tratamento, at? que seu organismo esteja reeducado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES