Leve as calorias a sério, mas nem tanto

Leve as calorias a sério, mas nem tanto

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Sim, elas pesam na balan?a. Por?m, quem vive de cont?-las o dia inteiro deixa de aproveitar nutrientes que, embora gordinhos, espantam os quilos extras. O abacate faz parte desse time

E se voc? n?o desse a m?nima para as calorias, ser? que seu plano alimentar daria certo? Isso dependeria das suas escolhas ? mesa. Claro que ? preciso consumir itens menos cal?ricos e gastar mais energia para perder peso. Por?m, quem fica escravo desse ?ndice muitas vezes acaba deixando de lado comidas extremamente nutritivas e que tamb?m ajudam a emagrecer. O abacate, por exemplo. Desprez?-lo n?o ? nenhum lance de esperteza. Ao contr?rio. A fruta tem muita gordura monoinsaturada, que preenche o est?mago e baixa o ?ndice glic?mico dos alimentos. O carboidrato que voc? ingeriu, ent?o, demora mais para virar a?car. Al?m disso, a produ??o de insulina, que bota a glicose nas c?lulas, fica sob controle. Quando esse horm?nio sobra na circula??o, a fome volta num piscar de olhos. Viu s? como o abacate n?o ? vil?o? A seguir, outros fatores que voc? deve considerar para n?o prejudicar seu regime. As recomenda?es s?o da nutricionista Patr?cia Cruz, do grupo Accor, em S?o Paulo.

Considere a origem do produto

Alimentos frescos sempre s?o superiores aos produtos industrializados. Mesmo que estes tenham bem menos calorias. Uma fruta, portanto, vale mais do que uma barrinha de cereal, por exemplo.

Consuma os alimentos da esta??o

Eles concentram mais nutrientes do que aqueles que n?o s?o da ?poca (estes, ali?s, normalmente v?m carregados de agrot?xicos e produtos qu?micos para acelerar seu desenvolvimento, cuidado). Aposte tamb?m nas cores cada uma delas tem diferentes a?es no organismo. No almo?o e no jantar, bote no prato hortali?as em tons de verde-claro, verde-escuro, amarelo e laranja.

V? de integral sempre que poss?vel

Uma vez que a gente n?o vive sem alimentos industrializados, vale optar pelas vers?es integrais, mesmo que sejam mais pesadinhas. Meia x?cara de arroz branco tem cerca de 100 calorias contra 110 do arroz integral. Mas esta ?ltima ? bem mais recomend?vel porque d? maior saciedade suas fibras tornam a digest?o mais lenta, o que afasta a fome por mais tempo, al?m de promover o bom funcionamento do intestino. E isso sem falar nas mil e uma vantagens nutricionais das vitaminas e dos sais minerais dos gr?os que n?o s?o beneficiados.

Estude bem o r?tulo

Quanto menor a concentra??o de gordura total, melhor. Mas, de novo, compare as fontes dessas mol?culas. Se a f?rmula acusar um alto teor gorduroso, mas ele for do tipo mono ou poliinsaturado, que faz bem ? sa?de, tudo bem. Se tiver gordura trans, fuja! Essa ? t?o ou mais nociva do que a saturada, presente em alimentos de origem animal, como carnes, leite e queijos. O excesso da trans est? relacionado a doen?as como colesterol alto, diabete e at? mesmo c?ncer. Para quem afinar a cintura, ? p?ssima, porque bloqueia o emagrecimento. Onde se esconde a bandida? Praticamente em todos os alimentos industrializados, como bolachas doces e salgados, biscoitos recheados, margarinas, caldos de carne, sorvetes de massa, congelados... O s?dio tamb?m deve ficar na mira. Em excesso, pode provocar hipertens?o e reten??o h?drica. Logo, limite a sua cota a 5 ou 6 gramas por dia, o equivalente a uma colher de ch? rasa. O s?dio tamb?m tem outros apelidos, como glutamato monoss?dico e algirato diss?dico. Olho vivo! Os alimentos que tiverem maior quantidade de fibras s?o muito bem-vindos, assim como os que levam pouco ou nada de a?car. De novo, fique alerta: o ingrediente pode estar disfar?ado sob diferentes nomes, como xarope de milho, melado, a?car invertido, maltodextrina, dextrose, frutose, sacarose ou sorbitol.

Monte um prato bem bolado

Metade dele deve ser repleto de hortali?as (verduras e legumes, crus e cozidos). A outra parte deve ser dividida entre carboidratos (arroz, batata ou massas), gr?os (feij?o, lentilha, gr?o-de-bico) e prote?nas (carne vermelha magra, frango e peixe). E nada de colocar o feij?o por cima do arroz ? um ao lado do outro. Sen?o, sobra espa?o para mais comida. O ideal mesmo ? ver o fundo do prato.

Ok, olhe as calorias

N?o precisa risc?-las da sua vida. Mas lembre-se que as benditas s?o apenas um dos fatores a se considerar em qualquer plano de emagrecimento. Adotar uma dieta s? ? base de alimentos hipocal?ricos, mas nada nutritivos, n?o vai promover uma perda de peso definitiva.

Entenda o ?ndice glic?mico

Assim como as calorias, ele ? um coadjuvante quando se quer combater os quilos extras. Isso que dizer que, isoladamente, n?o ? o melhor meio para se avaliar se aquilo que vai no prato pode ou n?o comprometer o regime. Os alimentos de baixo ?ndice s?o aqueles que levam mais tempo para serem digeridos, o que reduz a produ??o de insulina horm?nio que, em excesso, leva ? obesidade ou dificulta o emagrecimento. Al?m de tudo, aplacam a fome por mais tempo. Aposte nas frutas, nos vegetais e nos alimentos integrais, todos ricos em fibras. Os que fornecem alto ?ndice glic?mico s?o os velhos inimigos de sempre: doces e produtos refinados, como p?o e arroz branco, massas, panquecas...

Copyright ? 2008 Editora Abril S.A.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES