Menstruar ou não ?

Menstruar ou não ?

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Muitos s?o os fatores que incentivam a mulher a tomar a decis?o de parar de menstruar: al?m de suspender o sangramento, evita sintomas desagrad?veis como c?licas, dor de cabe?a e incha?o. Hoje em dia, s?o encontrados facilmente v?rios anticoncepcionais de uso cont?nuo que interrompem a menstrua??o. No entanto, ? bom avaliar os benef?cios e riscos antes de fazer a escolha.

Pr?s

"O contraceptivo cont?nuo tem os mesmos efeitos colaterais que qualquer anticoncepcional", afirma a ginecologista Ar?cia Giribela, do Hospital das Cl?nicas de S?o Paulo. Para a m?dica, a suspens?o da menstrua??o n?o traz nenhum tipo de problema para a sa?de da mulher.

A terapia ? eficaz para mulheres que sofrem com os sintomas da menstrua??o. Um estudo da Faculdade de Medicina de Jundia? (SP) avaliou 334 usu?rias de p?lulas sem pausa e comprovou que 95% delas n?o tiveram mais menorragia (fluxo intenso) e 75% n?o sentiram mais c?licas.

Outra indica??o ? contra a endometriose. "? uma das mais usadas e mais eficazes formas de tratamento do problema", garante Alicia. Os horm?nios ajudam a reduzir a dor e as c?licas.

Quanto ? fertilidade, n?o h? estudos que relacionem o uso de anticoncepcionais hormonais ? dificuldade de engravidar. A ginecologista explicou que a mulher volta a ovular normalmente entre o primeiro o terceiro m?s ap?s a interrup??o do uso da p?lula.

A especialista tamb?m questiona a necessidade da pausa mensal do anticoncepcional. Diferentemente da menstrua??o natural, o sangramento mensal de quem usa a p?lula ? provocado pela suspens?o do consumo do medicamento e n?o da flutua??o hormonal que ocorre no ciclo menstrual. "? uma menstrua??o falsa", afirma.

Contras

"N?o temos o direito de dar a ilus?o de que o m?todo seja 100% eficaz em provocar aus?ncia de menstrua??o", afirma a ginecologista e obstetra Luciana Nobile, membro da Federa??o Brasileira de Ginecologia e Obstetr?cia, da Sociedade Brasileira de Mastologia e da Sociedade Brasileira de Reprodu??o Humana. A m?dica alerta que em quase 50% dos casos, h? diminui??o do sangramento, mas n?o a interrup??o total.

Os efeitos a longo prazo da ingest?o continuada de horm?nios tamb?m preocupam a especialista. Luciana explica que n?o h? estudos que relacionem o uso de anticoncepcionais aos casos de c?ncer, mas n?o descarta a possibilidade de o medicamento ser um fator de risco, tal como a terapia de reposi??o hormonal. "Os defensores alegam que a quantidade de horm?nios ? muito inferior, mas, por longos per?odos de exposi??o, n?o poderia ter o mesmo efeito?", questiona.

A ginecologista reconhece os benef?cios do contraceptivo cont?nuo para a endometriose e para mulheres com problemas relacionados ? menstrua??o. No entanto, lembra que n?o h? terapia indicada para todas as mulheres e recomenda que a decis?o seja avaliada junto com o m?dico.

No entanto, a maior preocupa??o da m?dica n?o ? com rela??o a efeitos colaterais e sim com a falsa sensa??o de seguran?a dos anticoncepcionais hormonais. "O aspecto mais relevante da contracep??o em tempos de HIV ? a ?nfase ao uso do preservativo", salienta Luciana. "Estou convencida de que todas estas quest?es ser?o temas para as pr?ximas d?cadas", afirma.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES