Parabéns Teresina, 156 anos!!!!!!!!!

Parabéns Teresina, 156 anos!!!!!!!!!

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ano de funda??o: 1852

Teresina ? a ?nica capital do nordeste que n?o ? banhada pelo mar e a primeira do Brasil a ser planejada. Mas os rios Poti e Parna?ba compensam essa dist?ncia do litoral, banhando a cidade que ? mais conhecida como a Cidade Verde. O apelido foi dado porque todas as ruas e avenidas do lugar s?o ladeadas por ?rvores, especialmente mangueiras.

Al?m das mangueiras, Teresina possui ainda uma s?lida ind?stria de confec?es e uma rede hoteleira de qualidade. Tamb?m funciona como centro redistribuidor dos produtos oriundos do Sudeste e das capitais nordestinas.

Dificuldade de comunica??o e de com?rcio ocasionaram a transfer?ncia da capital da antiga capitania do Piau? - anteriormente a cidade de Oreiras - para onde atualmente ? Teresina, nome escolhido, ali?s, em homenagem ? Imperatriz Dona Maria Teresa Cristina.

Planejada por um mestre de obras, que imaginou a cidade no formato de um tabuleiro de xadrez, Teresina, uma vez criada, logo se tornou um centro administrativo e comercial, com expressivo e conseq?ente aumento da popula??o.

No ano de 1858, o Porto Fluvial, constru?do pela Companhia de Navega??o do Rio Parna?ba, deu destaque especial ? capital.

A instala??o da Estrada de Ferro S?o Lu?s-Teresina e de rodovias federais acarretaram o surgimento de novos bairros. Al?m disso, por toda a BR-316 surgiram conjuntos habitacionais e um Distrito Industrial, que ampliou a fun??o comercial e de servi?os de Teresina.

Pa?oca, maria izabel, bai?o-de-dois s?o alguns dos pratos que voc? vai experimentar e lamber os bei?os, caso venha a conhecer Teresina. "Ah, mas eu posso provar desses pratos em qualquer lugar!". Certamente que sim, mas ter? um gostinho todo especial, se degust?-los apreciando as belezas do lugar.

Comida t?pica, o nome j? sugere, tem que ser de prefer?ncia no local de origem. Feita pela cozinheira que cresceu vendo a m?e fazer e depois fez igual. Os segredos que passam de gera??o a gera??o.

Vejamos esses segredinhos de perto:

Pa?oca, por exemplo - n?o ? aquele docinho de amendoim das festas juninas, n?o. Em Teresina, pa?oca ? uma carne-de-sol assada, socada no pil?o com farinha e cebolinha branca. Pode ser acompanhada de banana, bai?o-de-dois (arroz com feij?o verde) ou de maria izabel. J? este ?ltimo, para quem n?o sabe, ? um delicioso risoto de carne-de-sol com arroz.

E carne-de-sol? Bom carne-de-sol ? carne de gado enxuta pelo sol da manh? e estendida no sereno da noite. ? preparada na brasa, com a pr?pria gordura e manteiga de nata.

Carneiro e galinha caipira (ao molho pardo) tamb?m s?o pratos muito apreciados na capital.

Quanto ao item bebida, caju?na ? a pedida: produzida de forma artesanal, com ?gua de caju, vai bem como aperitivo.

Para sobremesa, os doces feitos com cascas de laranja, caju ou lim?o.

E pronto. ? s? tirar uma soneca depois.

Um dos mais variados do pa?s, o artesanato do Piau? conta com as m?os habilidosas dos artistas da regi?o, que trabalham com madeira, fibra, couro, fio e argila. Em Teresina, especificamente, a cer?mica se sobressai, sendo produzida nas olarias do bairro de Poti Velho.

O trabalho desses ceramistas se constitui na base da economia da zona norte da capital piauiense. Muitas fam?lias vivem de fazer potes, filtros e outros objetos que atraem o gosto dos turistas e visitantes que passam pela cidade.

N?o podemos esquecer que nossa capital ? polo de sa?de, que temos os melhores profissionais, por isso somos refer?ncia.

Por todos esses motivos devemos nos orgulhar da NOSSA TERESINA!!!

Parab?ns a nossa cidade!!!!!!!!!!!



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES