Pare de roncar

Pare de roncar

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma sinfonia de roncos seguidos de verdadeiros cortes na respira??o. Essa ? a apn?ia do sono, doen?a que rege s?rios desarranjos no organismo e que, como acabam de confirmar os m?dicos, causa a hipertens?o, al?m de favorecer o diabete

A cama aguarda mais uma noite de orquestra e, num piscar de olhos, come?am os roncos nos mais diversos tons. A plat?ia, seleta, muitas vezes ? composta de uma ?nica pessoa: o companheiro de cama. A respira??o ruidosa, por?m, n?o representa o auge do espet?culo. Ela precede um bloqueio na passagem do ar inspirado pelo maestro dessa desafinada orquestra. Na ?nsia de recuperar o f?lego, ele tem uma esp?cie de engasgo, volta a respirar e, em seguida, engata uma nova s?rie de sons barulhentos. Brincadeiras ? parte, essa ?pera que persiste madrugada adentro ? coisa s?ria e atende pelo nome de apn?ia do sono.

O ronco ? o mais sonoro sinal da doen?a. Sete em cada 100 pessoas t?m o dist?rbio em grau acentuado e outras 20 em cada 100 o apresentam pelo menos uma noite ao longo da vida, estima a neurologista Dalva Poyares, do Instituto do Sono da Universidade Federal de S?o Paulo, a Unifesp. A apn?ia costuma surgir por volta dos 40 anos, sobretudo nos homens, e com uns quilos a mais. A partir dessa faixa et?ria, a musculatura da faringe fica mais fl?cida, explica o neurologista Rubens Reim?o, do Hospital das Cl?nicas de S?o Paulo.

Quando o indiv?duo se deita, ent?o, esse tubo se estreita e, com a ajuda de poss?veis amontoados de gordura na regi?o da garganta, interrompe o caminho do ar. Esse estreitamento provoca uma vibra??o, o ronco, seguida de uma parada silenciosa da respira??o, descreve o otorrinolaringologista Lucas Lemes, pesquisador da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. A faringe se fecha por no m?nimo dez segundos e, em casos graves, pode ficar assim por um minuto, completa Reim?o.

O regente dos roncos e dos breques na respira??o nem percebe o sufoco. Quem tem apn?ia dorme at? demais, mas dorme mal porque n?o respira direito, sentencia Dalva. ? um sono que n?o rep?e as energias. E o pior: a falta de ar e a inconstante entrada de oxig?nio disparam a press?o arterial. Um fen?meno que, no in?cio, se restringe ? madrugada, mas, com o tempo, ganha o dia e a vida do apn?ico

DO RONCO ? ESCALADA DA PRESS?O

Entenda como a apn?ia do sono ? capaz de causar altera?es nos vasos sang??neos e despertar a hipertens?o

1. FARINGE FECHADA

A faringe, ao relaxar durante o sono, torna estreita a passagem do ar, provocando as vibra?es t?picas do ronco. Em determinado momento, ela se fecha por completo e interrompe o fluxo respirat?rio temporariamente. Essa paradinha ? a tal da apn?ia.

2. SANGUE MAIS POBRE

Com a obstru??o da faringe, o ar p?ra de chegar aos pulm?es. Assim, uma menor quantidade de oxig?nio ? vertida no sangue, que chega empobrecido ao cora??o para, em seguida, ser bombeado para todo o corpo.

3. VASOS CONTRA?DOS

A falta de oxig?nio chama a aten??o do sistema nervoso simp?tico, uma cadeia de g?nglios situados perto da medula, que tem conex?o com o c?rebro e outros ?rg?os isso acontece justamente no momento em que, sem perceber, a pessoa volta a respirar. Numa rea??o de defesa, esse sistema manda o organismo liberar adrenalina, horm?nio que contrai os vasos.

4. L? VEM A HIPERTENS?O

Estimulados a ficar mais apertados, os vasos restringem o espa?o por onde o sangue circula. Da?, como esse volume sang??neo tem de correr pelas vias contra?das, h? um aumento da press?o.

Copyright ? 2008 Editora Abril S.A.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES