Pesquisadores analisam hábitos de internautas pelo Twitter

Pesquisadores analisam hábitos de internautas pelo Twitter

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A maioria acha que o Twitter é uma ferramenta que serve apenas para dizer o que as pessoas estão fazendo em determinado momento, mas os pequenos comentários que pareciam sem importância estão servindo para revelar informações importantes sobre o que as pessoas andam consumindo. Segundo o jornal britânico Daily Mail, pesquisadores americanos estão usando as mensagens de 140 caracteres para monitorar quais doenças as pessoas estão sofrendo e quais medicamentos estão tomando.

Um computador da Universidade John Hopkins analisou 1,5 milhões de tweets sobre saúde enviados entre maio de 2009 e outubro de 2010. Os cientistas criaram um sistema de computador que filtra as mensagens irrelevantes e, em seguida, aquelas que foram classificadas em categorias relevantes, incluindo comentários sobre alergias, gripe, insônia, câncer, obesidade, depressão, dores e outras doenças.

Para os cientistas Mark Dredze e Michael Paul, responsáveis pelo projeto, foi possível constatar que muitas pessoas estavam utilizando medicamentos errados. "Nós descobrimos que algumas pessoas tomavam antibióticos para gripe. Mas esse medicamento não funciona para a gripe, que é um vírus, e essa prática contribui para o crescente problema da resistência aos antibióticos", disse Michael Paul ao jornal.

Outro fato interessante que a equipe constatou é que o sistema encontrou dois tipos de alergias: uma que causava espirros e outra que causava erupções na pele e coceiras. Categorizando estas mensagens por região, os cientistas foram capazes de analisar quais locais estavam mais associados a um tipo específico de doença. "Fomos capazes de ver pelos tweets que a temporada de alergia começou mais cedo nos estados mais quentes este ano", disse Dredze.

Apesar do avanço nos estudos sobre as informações postadas na rede social, os pesquisadores ainda acreditam que existam algumas barreiras e informações que as pessoas não costumam compartilhar e, por causa disso, a pesquisa vai até o limite da privacidade que a pessoa deseja divulgar na internet.

Essa notícia foi destaque no Programa Canal Saúde, nessa quinta-feira. Para quem não assistiu, a reprise acontece no domingo, as 09 horas da manhã.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES