Poluição pode provocar infarto

Poluição pode provocar infarto

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um dos momentos mais prazerosos do dia para os praticantes de atividades físicas é aquele em que ele ganha as ruas e parques para tirar a tensão de mais um dia de trabalho. Porém, para os moradores das grandes cidades, correr ou andar de bicicleta ao ar livre requer cuidado para evitar que o que faz bem, acabe ocasionando algum mal para a saúde.

A poluição é a grande vilã dos esportistas nas grandes cidades, segundo especialistas. Raul Santo de Oliveira, pesquisador do Centro de Medicina da Atividade Física e do Esporte (CEMAFE) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), afirma que muitas pessoas convivem e fazem suas atividades em locais com grande concentração de poluentes, o que acarreta a diminuição do rendimento e riscos para a saúde.

"O monóxido de carbono, por exemplo, prejudica a oxigenação dos tecidos e, por isso, é classificado como um asfixiante sistêmico. Mesmo em pequenas quantidades no sangue causa prejuízo no desempenho, por redução na capacidade de transporte de oxigênio até as células musculares. A exposição do indivíduo a múltiplos poluentes, como ocorre em áreas urbanas, pode causar efeitos aditivos sobre a saúde e a performance humana.", explica.

Segundo ele, o quadro se agrava ainda mais durante os meses mais frios do ano. "No inverno, a situação é ainda mais grave devido às condições meteorológicas desfavoráveis para dispersões de poluentes à ocorrência de inversões térmicas. Os congestionamentos agravam ainda mais as emissões colocando os praticantes de atividades físicas em maior risco".

O médico Ubiratan de Paula Santos, pneumologista do Instituto do Coração e presidente da Comissão de Doenças Ambientais e Ocupacionais da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT), afirma que diversas pesquisas comprovaram o impacto negativo dos poluentes na saúde da população dos grandes centros. Segundo ele, cerca de 800 mil pessoas morrem por ano no mundo devido à poluição nas ruas.

"Cronicamente, a exposição a estes resíduos prejudica o desencolvimento pulmonar. As pessoas que fazem exercício têm um dano ainda maior, pois respiram uma quantidade até 4 vezes maior de oxigênio com poluentes do que aquelas que estão em estado de repouso", afirma.

De acordo com o penumologista, os riscos são ainda maiores para pessoas que tenham desenvolvido - ou, mesmo, que tenham a predisposição para - doenças coronarianas e pulmonares. "Em pessoas que tenham insuficiência respiratória ou cardíaca, asma, enfizema, diabetes ou doenças cardíacas estabilizadas, a poluição pode causar uma reviravolta no quadro clínico, chegando a causar até mesmo infarto".

Cuidados

Ubiratan ressalta que o alerta sobre os riscos de se fazer exercício ao ar livre não devem, nunca, desestimular os praticantes de atividades físicas. "O ideal seria acabar com a poluição, mas como sabemos que isto é muito difícil, aconselho as pessoas a tomarem alguns cuidados, principalmentes nesta época do ano, quando aumentam os resíduos no ar", afirma o pneumologista.

Segundo ele, no entorno das vias onde há maior movimentação de carros se concentram os mais altos índices de poluição. "O ideal é praticar exercícios em áreas longes destas avenidas. Para corredores e ciclistas é preciso obedecer uma distância mínima de 100 metros destas regiões".

Ubiratan ainda orienta os atletas a evitarem os horários de pico nas grandes cidades - entre 7 e 9 horas da manhã e no período que vai das 5 da tarde às 8 horas da noite. "Neste momento, o nível de qualidade do ar é horrível. Poupe seus pulmões."

Outra dica interessante do médido, que serve para aqueles que pensam estar mais protegidos dentro de uma academia, é saber como é feito o sistema de renovação nos locais onde se pratica exercício.

"Se uma academia ou ginásio não fizerem a manutenção correta destes equipamentos, o efeito sobre a saúde dos alunos podem ser ainda pior do que se se praticar uma atividade física na rua".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES