Síndrome do coração partido

Síndrome do coração partido

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Esta s?ndrome ? de ocorr?ncia muito rara, e acomete principalmente as mulheres de meia idade. Tanto pelo grupo de pessoas mais acometidas, como pelo seu nome, poderia haver a sugest?o de que se trate de um envolvimento mais relacionado a coisas emocionais do que a uma doen?a org?nica do cora??o.

A doen?a foi pela primeira vez relatada no Jap?o; atualmente, j? existem relatos de casos semelhantes nos Estados Unidos e mesmo no Brasil. De momento, o total de casos relatados na literatura m?dica n?o passa de 200. Provavelmente, existem mais casos de pessoas acometidas, mas que n?o foram diagnosticados por ser uma s?ndrome desconhecida.

As manifesta?es da doen?a s?o as de um infarto do mioc?rdio, que acomete principalmente mulheres de meia idade; as altera?es eletrocardiogr?ficas s?o as de um infarto agudo do mioc?rdio e as altera?es das enzimas do sangue comprovam a les?o do m?sculo card?aco. A evolu??o costuma ser boa e, geralmente, ? de curta dura??o com a recupera??o das altera?es registradas no in?cio da doen?a.

O que chama a aten??o, o que d? a chave para o diagn?stico, s?o os estudos hemodin?micos destes cora?es. As art?rias coron?rias costumam ser praticamente normais e a ventriculografia mostra um cora??o com a ponta dilatada, inativa e o restante do cora??o continua se contraindo normalmente durante a s?stole ventricular. Esta parte, que se contrai de modo normal, e a parte que n?o sofre a contra??o sist?lica esperada geram a imagem que sugere haver uma parte normal e a outra anormal. ? como se uma parte do ventr?culo funcionasse normalmente e a outra n?o, provocando a impress?o de cora??o partido.

A s?ndrome do cora??o partido ? uma doen?a de bom progn?stico, pois a evolu??o destes infartos costuma ser r?pida e boa, n?o deixando seq?elas maiores. De um modo geral, acontece a recupera??o total dos pacientes em poucos dias, apesar das manifesta?es iniciais alarmantes.

O que mais chama a aten??o nesta s?ndrome ? que a grande maioria, mais de 95% acontece em mulheres de meia idade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES