Hialyson Rafael começou com os primeiros rabiscos em 2013. Segundo ele, “eram desenhos simples, feitos a lápis”. Com o passar do tempo, ele foi aprimorando a técnica, e só em 2020 começou a fazer caricaturas com a pegada digital.

APAIXONADO PELO ESTILO DE ARTE 

Quando perguntado do porque de apostar nas caricaturas, Hialyson diz: “Sempre gostei de desenhos cômicos; charges, cartoons, tirinhas. E a caricatura tem muito disso. Caricaturar pra mim, é uma forma de representar a minha visão, com bom humor, daquela pessoa que estou desenhando”. 

ARTISTAS QUE INSPIRAM HIALYSON

Segundo ele, os principais são:

    • Angeli, chargista da Folha de São Paulo a mais de 50 anos. 

    • Camaleão, um artista mineiro, que faz caricaturas, desenhos personalizados em telas. “Ele tem um traço que eu gosto muito”. 

    • Gucharges, esse mais voltado para o desenho digital, “tem uma técnica de pintura muito boa”. 

    • E o Charles Laveso, que não trabalha com caricaturas, mas é um artista fenomenal. 

    • Gosta também das caricaturas do Izânio, cartunista e caricaturista piauiense.      

FAMOSOS QUE ELE JÁ DESENHOU

Além de Raquel Dias, o cantor Freddie Mercuri, Clóvis de Barros (jornalista), Fernanda Montenegro, Amy Winehouse, Ariano Suassuna, Orlando Drummond, o ator Rogério Cardoso, Chico Anysio, Max Verstappen (piloto de Fórmula 1), James Harden (jogador de basquete)... entre outros.

CARICATURA DE RAQUEL DIAS

Hialyson contou porque decidiu desenhar a Raquel. “Quando eu vi que o tema seria Personalidades Piauiense, eu queria uma figura feminina forte e daqui, de Teresina. E a Raquel é isso! Mãe, empresária, apresentadora, jornalista, uma pessoa culta. Enfim, a meu ver mostra muito dessa mulher moderna, da mulher piauiense”.