Psicóloga dá dicas para diminuir a ansiedade no dia a dia

Saiba como lidar com a ansiedade na pandemia

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A ansiedade é uma resposta temporária, natural e completamente normal do corpo a situações que causam muito estresse. Por isso, é um sentimento que está sempre presente nos processos de mudança e novas experiências na vida do ser humano. Inclusive, sendo útil na preservação da espécie, pois sinaliza sobre como agir diante de uma nova situação ou de um perigo iminente.

EXISTE UM NÍVEL DE ANSIEDADE BOM PARA A SAÚDE?

A ansiedade nos prepara para enfrentar diversas situações na vida. Ela usa recursos internos para que a pessoa tenha um bom desempenho diante delas. Então, podemos definir que a baixa ansiedade não prepara a pessoa suficientemente para que tenha bons resultados quando necessário. Em excesso, prejudica essa performance. Então, é um grau equilibrado de ansiedade é bom para a saúde, pois deixa a pessoa preparada para enfrentar as situações, mas sem correr riscos.

A ansiedade possibilita ao indivíduo um estado de maior atenção para poder mapear critérios adequados na hora da defesa. Um nível considerado bom para a saúde é quando a ansiedade impulsiona a pessoa e não quando a paralisa.

6 APLICATIVOS PARA CUIDAR DA SAÚDE MENTAL

·         Calm

Se você está em busca de um app que o ajude a dormir melhor, esta pode ser a solução. Lançada em 2012, a plataforma de relaxamento oferece exercícios de respiração, músicas tranquilizantes e programas de meditação guiada que vão de três a 25 minutos para aplacar a ansiedade e melhorar a concentração e a qualidade do sono.

·         Happify

Desenvolvido com o apoio de especialistas em psicologia cognitivo-comportamental, a plataforma nasceu com a promessa de ajudar os usuários a viver mais felizes. O aplicativo foi projetado para se encaixar na vida de uma pessoa ocupada com atividades simples e interativas, com exercícios práticos, jogos e atividades divertidas que contribuem para liberar o estresse e aumentar o bem-estar emocional.

·         Nike Training Club

Ao considerar a importância do exercício físico regular para a liberação de hormônios de prazer e bem-estar como a dopamina e a serotonina, a gigante do design esportivo lançou um aplicativo para quem quer manter os treinos mesmo dentro de casa. Com mais de 185 atividades gratuitas que vão desde força e cardio a sessões de yoga e mobilidade, as aulas são ministradas com instruções de áudio e vídeo, para que o usuário – em qualquer nível de condicionamento – reproduza os movimentos exibidos na tela do smartphone.

·         Cíngulo

Desenvolvida como uma ferramenta de terapia guiada, o Cíngulo busca aliviar crises de ansiedade, estresse, baixa autoestima, medo e falta de ânimo, entre outras. O app oferece testes de personalidade para traçar o perfil do usuário e monta um programa com sessões em áudio, dedicadas a cada estado emocional, que ajudam a superar os desafios identificados.

·         Daylio

O aplicativo funciona como um diário de emoções, onde o usuário consegue, todos os dias, registrar seu estado emocional e as justificativas para cada escolha por meio de emojis que variam em, pelo menos, cinco níveis: radiante, bem, mais ou menos, mal e horrível.

·         Brain.fm

Ao unir a neurociência auditiva à inteligência artificial, o Brain.fm personaliza uma lista de reprodução de músicas cuidadosamente elaboradas para estimular a concentração do cérebro e melhorar o foco, o estado de relaxamento e até o sono.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES