Os carrapatos são parasitas que vivem na superfície de outro ser vivo, que apresentam um maior grau de atividade desde a primavera até ao outono. Desta forma, se estivermos entre uma destas épocas do ano temos que examinar muito bem a pele do nosso cachorro após cada passeio e mantê-lo corretamente desparasitado.
Este tipo de parasita não se hospeda apenas no corpo do nosso cachorro, como também se alimenta do seu sangue, podendo transmitir doenças graves como a doença de Lyme ou a Babesiose.
Para se alimentar o carrapato deve morder e, assim, perfurar a pele do nosso cachorro, o primeiro sintoma que poderá observar é uma leve hemorragia que estará acompanhada dos seguintes sinais:
Vermelhidão
Coceira intensa
Erupção
Inchaço
E nos casos mais avançados ou com um maior número de carrapatos, o cachorro pode parecer muito fraco e ter febre, vômitos, dor na zona afetada ou, inclusive, paralisia.
Um dos remédios naturais para eliminar carrapatos nos cachorros mais eficazes é, sem dúvida, a camomila. Para fazer uso dela deve preparar simplesmente uma infusão de camomila natural, deixar esfriar para não queimar a pele do animal e pegar em uma bola de algodão. Se nesse momento não tiver algodão também pode recorrer a um pano limpo. Submerja o algodão na camomila, escorra-o bem e esfregue a pele do seu cachorro com ele, com suavidade e insistindo especialmente na zona afetada pela picada. A camomila deverá atuar como repelente e, por isso, os carrapatos deveriam fugir de imediato do corpo do seu cachorro.
Este remédio caseiro pode-se aplicar também em filhotes, uma vez que a camomila não faz parte da lista de plantas venenosas para cachorros e é totalmente natural.
Fonte: peritoanimal