Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
Coisa de Bicho

Mitos e verdades sobre os cães vira-latas

Compartilhe

Os SRD (Sem raça definida) ou vira-latas como são popularmente conhecidos, são mesmo um amor e se tem uma coisa que os tutores de vira-latas sabem é que eles são encantadores, porém muita gente cai em alguns mitos que são difundidos por aí sobre esses amáveis peludos.

Saiba mais sobre eles e quem sabe se empolgue para adotar um amiguinho sem raça definida que vai encher a casa de alegria.

Quais são os cães considerados SRD?

Qualquer cãozinho que tenha uma mistura de raças no seu código genético é considerado um SRD, independente se o pai e a mãe venham de linhagens puras, mas de raças diferentes. A maioria dos cães SRD, no entanto, são animais que já vem de grandes misturas de raças e portes há décadas.

Portanto qualquer cão que não tenha pedigree, ou seja, um cão que não tenha suas origens conhecidas ou que não venha de cruzas apenas dentro de determinada raça, é considerado um cão SRD.

Cães SRD são mais resistentes a doenças”

Mais ou menos verdade. Cães vira-latas, principalmente os que há anos são cruzados indeterminadamente com todo tipo de cão são mais resistentes a doenças que cães de raça. A maioria das raças de cães tem uma predisposição a algum tipo de doença, como cãezinhos SRD vem de uma seleção natural e apenas os filhotes mais fortes sobrevivem, então os SRD não possuem tais predisposições.

Cães SRD são mais espertos e que cães de raça”

Um estudo do Departamento de Ciências Animais da Universidade de Aberdeen, no Reino Unido, avaliou 100 cães e segundo o estudo, cães mestiços são mais inteligentes que cães de raça pura.

Segundo os pesquisadores os cães SRD tem melhor percepção espacial e melhor capacidade de resolver problemas, após os testes serem realizados, entre os dez melhores cães, sete eram mestiços.

Não dá pra afirmar baseado no estudo que essa é a única realidade, mas quem tem ou já teve um cão vira-lata confirma que são animais espertos, dóceis e leais. O nível de obediência do cão geralmente é associada a sua inteligência, porém é preciso lembrar sempre que adestramento e o comportamento do tutor também interferem no comportamento do cão.

(Foto: Alcides Neto )

Cães vira-latas não possuem padrões”

Verdade, cães SRD não tem padrões definidos, esses animais carregam na genética todo tipo de características, sejam físicas ou comportamentais. Portanto se diz que eles costumam ser “moderados”. Muitos são de porte médio, mas é possível encontrar facilmente cães SRD de todos os portes, cores e também temperamentos.

Levando em consideração que um cão vira-lata adulto que já morou na rua pode ter passado por todo tipo de situação, eles podem ser cães medrosos -muitas vezes por já terem passado por alguma violência- e na maioria dos casos são animais dóceis que só querem um lar amoroso.

Fonte: webcachorros


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar