Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
Coiza Nossa

Perca o MEDO de ACAMPAR: aqui as melhores dicas.Bora?

Compartilhe

Nem pense em fugir... Não pense em sair para escapar.

Deixe para trás tudo o que for de pesado. Em especial o passado. Agora, o instante presente, é tudo o que temos. Nos contatos imediatos com a Natureza acontece a descoberta de nossa estranheza com a Natureza. Somos animais urbanos, incapacitados de sobreviver sem os confortos que podem nos matar mais cedo. Mas a proposta não é romper, é harmonizar. Felicidade é isso. O mais, é o de menos.

Um lugar incrível para acampar: Cachoeira da Lembrada, Canyon do Poti. Castelo do Piauí. (Crédito: Alcide Filho)
Um lugar incrível para acampar: Cachoeira da Lembrada, Canyon do Poti. Castelo do Piauí. (Crédito: Alcide Filho)

1. O LUGAR

Para sua primeira experiência em acampamento sugiro a escolha de um lugar com estrutura básica e de preferência que não fique completamente isolado.  Avalie também se você quer cozinhar, se o camping ou local oferece cozinha coletiva ou tem restaurante próximo. Acampar não é necessariamente ficar sem fazer nada. Mas pode ser essa a sua decisão.  Sugiro ficar próximo de opções para curtir a Natureza. De riacho ou serras, por exemplo.  

Escolha o lugar que tem a ver com sua vibração.  (Crédito: Divulgação)
Escolha o lugar que tem a ver com sua vibração. (Crédito: Divulgação)

2. ONDE A BARRACA FICAR

Antes de armar a barraca procure um local plano e uniforme, sem galhos e raízes no chão. Sob árvores você aproveita um pouco da sombra, mas veja antes como ela está. Árvores frutíferas podem causar o incômodo de um fruto cair onde não deve. Imagina uma jaca. Árvores isoladas, em período de chuvas, podem atrair raios. Guie-se pela posição do Sol para não acordar com luz no rosto. Arme a barraca de modo a permitir a brisa circular internamente.

3. SERÁ QUE VAI CHOVER? 

Quem vai acampar tem que se preparar para encarar o tempo. Dê uma olhada na previsão. Melhor na estreia não ter que enfrentar chuvas, ventos fortes e trovoadas.  E se você tiver uma barraca adequada para acampar na chuva vai experimentar o que é bom e o que é ruim. Olhe nas especificações da barraca o quanto de pluviosidade é capaz de suportar e se a costura é vedada. Por precaução, olhe a previsão do tempo e se planeje para viver a primeira vez com um tempo bom.

Barracas erradas no acampamento é um barraco. Veja cada detalhe da especificação.  (Crédito: Divulgação)
Atenção. Barraca errada no acampamento é um barraco. Leia com atenção a todas as especificações antes de comprar. (Crédito: Divulgação)

4. A PRIMEIRA BARRACA A GENTE NUNCA ESQUECE. OU NÃO!

Quando você estiver acampado a barraca é sua casa, sua zona de conforto, abrigo e proteção. Mas saiba que nem todas as barracas fazem isso. Há barracas e há barracos. Saiba que muitas não são impermeáveis, deixam a chuva passar pela costura e tecidos. Por isso antes de comprar sua barraca informe-se! A qualidade está diretamente relacionada ao valor e fique certo que ao comprar a barraca mais barata você com certeza não estará facilitando sua primeira experiência.

Acessórios para acampar devem ter qualidade e segurança de uso. Não improvise.  (Crédito: Divulgação)
Acessórios para acampar devem ter qualidade e segurança de uso. Não improvise. (Crédito: Divulgação)

5. MONTE A BARRACA ANTES DE EMBARCAR

Isso mesmo: você deve montar sua barraca em casa, antes de partir para o primeiro acampamento ou a estreia de uma barraca nova.  Assim você já vai se familiarizando com o equipamento e aproveita para conferir se tudo está certo. Se, mesmo montando sua barraca antes, você tiver dificuldades quando chegar no camping, não se desespere. Repita o passo a passo. Prenda todos os pontos de fixação e coloque os esticadores (cordinhas) e todos os fixadores corretos.

Acampar é se encontrar com a Natureza. Respeite o ambiente. (Crédito: Alcide Filho)
Acampar é se encontrar com a Natureza. Respeite o ambiente. (Crédito: Alcide Filho)


6. MANTENHA A BARRACA FECHADA

Os mosquitos não terão piedade: querem seu sangue. Deixar a barraca aberta e com iluminação interna é uma atração fatal. A regra é geral, simples, básica e válida para sempre: deixe sua barraca (ou a tela de mosquiteiro) sempre fechada! É uma atitude disciplinada: entrou fecha, saiu fecha. Isso evita, além da entrada dos mosquitos, problemas com outros animais (aranhas, formigas, grilos, mariposas) alguns inclusive que podem ter consequências mais sérias.

Barracas são muito parecidas. E diferentes. Escolha com o critério do seu uso.  (Crédito: Divulgação)
Barracas são muito parecidas. E diferentes. Escolha com o critério do seu uso. (Crédito: Divulgação)

7. ANIMAIS SOLTOS E SILVESTRES

Acampar ao ar livre, seja em uma área cercada, apropriada ou em contato livre e imediato com a Natureza, atrai animais. Domésticos e silvestres. E até selvagens. Conte sempre com isso. Se você tem medo de bicho ou não se dá bem como animais em geral é bom se informar antes sobre a área do camping que for acampar. Cuidado também com reações alérgicas contra picadas de insetos. Há medicamentos para isso. Veja também a questão de uma picada de serpente e escorpião. Não é para assustar, mas para prevenir.

Respeite os bichos. Eles chegaram primeiro.  (Crédito: Divulgação)
Respeite os bichos. Eles chegaram primeiro. (Crédito: Divulgação)

8. “ACESSÓRIOS” BÁSICOS

Inclua papel higiênico ou simples toalhas de papel. Pode até parecer constrangedor, mas é normal esquecer. Ele serve até para uma limpeza inesperada da barraca. Outra: um canivete é tudo. Não precisa ser necessariamente suíço.  O que é importante é que tenha mil funcionalidades. Leve luz: a lanterna será útil sempre que começar a escurecer. Nem todos campings possuem iluminação na área de barracas. Lanterna de mão serve. Mas aquelas que podem ser usadas na cabeça são bem práticas. Se possível leve até duas, uma de cabeça e uma de mão. Repelente também é item básico. Há várias opções.  

9. ISOLANTE TÉRMICO OU COLCHÃO INFLÁVEL

Vale lembrar: mesmo no verão a temperatura pode cair durante a noite, especialmente a temperatura do solo. Se você prefere um pouco de conforto, em vez do isolante ou manta térmica, pode optar por um colchão inflável. Nesse caso teste o danado antes. Veja se há vazamentos e não esqueça da bomba de ar manual. Há também aquelas elétricas, 12volts, que se liga na energia do carro. Desde que fique próximo. O colchão também fará um o isolamento térmico, dando um pouco mais de conforto.

Acampe próximo de atrações naturais. Um rio, por exemplo. Curta momentos de contatos imediatos. (Crédito: Coizanossa)
Acampe próximo de atrações naturais. Um rio, por exemplo. Curta momentos de contatos imediatos. (Crédito: Coizanossa)

10. SACOS COLETORES DE LIXO

Deixar uma área de camping suja é um saco. Levar sacos plásticos para  ACAMPAR é sempre útil e tem diversas funcionalidades: servem para guardar seu lixo, organizar suas roupas na mochila, para ensacar suas coisas e evitar que molhem, para separar roupas sujas, enfim leve sempre sacos plásticos. Alguns são reutilizáveis.  Veja antes como estão antes de parir e prefira aqueles que não rasgam fácil. Nos seus contatos imediatos com a natureza, deixe tudo limpo e apenas suas pegadas.  Traga só boas lembranças. 


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar