Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros
Coiza Nossa

Arqueólogos do Brasil e do mundo estarão na UFPI até sexta(15)

Arqueólogos do Brasil e do mundo estarão na UFPI até sexta(15)
Ufpi | Divulgação
Compartilhe
Google Whatsapp

Isto é Coizanossa. Acontece até sexta(15/9) o XIX Congresso da Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB) no Campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina. O tema é “Arqueologia na trincheira: o papel da Arqueologia no contemporâneo”. O evento é promovido e realizado pela SAB e pela UFPI, por meio do Curso de Arqueologia e Conservação de Arte Rupestre e do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia (PPGARq/CCN/UFPI). Assista a mais revelações e curiosidades no Coizanossa, pela Rede Meio Norte. Domingo, 13h. Replay, 0h30.

SAB, Sociedade Brasileira de Arqueologia, faz encontro nacional em Teresina (Crédito: Divulgação)
SAB, Sociedade Brasileira de Arqueologia, faz encontro nacional em Teresina (Crédito: Divulgação)

O Congresso da SAB é, por suas dimensões e repercussão, a principal reunião científica da arqueologia brasileira, com palestras, simpósios e sessões temáticas, representando uma grande oportunidade para pesquisadores e estudantes de se atualizarem, trocarem ideias, avaliarem o estado da arte da arqueologia no Brasil e traçar novos rumos para avançar no conhecimento e proteção do patrimônio arqueológico nacional.

Campus da UFPI, Sede da SAB até sexta, 15/9 (Crédito: Divulgação)
Campus da UFPI, Sede da SAB até sexta, 15/9 (Crédito: Divulgação)

A UFPI receberá mais de 300 profissionais ligados ao patrimônio arqueológico que juntos, farão uma reflexão ampla sobre o papel das (os) arqueólogas(os) e de suas práticas para a pesquisa, proteção e gestão do patrimônio cultural brasileiro na contemporaneidade. Além de pesquisadores do Brasil, o congresso também receberá pesquisadores reconhecidos internacionalmente por suas inovadoras reflexões sobre o campo da Arqueologia no mundo contemporâneo. O convite a esses arqueólogos levou em consideração, além de suas renomadas carreiras, o fato de seus temas de pesquisa irem ao encontro dos desafios pelos quais a Arqueologia Brasileira, e a SAB, vem passando nos últimos anos.

Ponta de flecha. Artefato arqueológico indicador de sociedades caçadoras.  (Crédito: Divulgação)
Ponta de flecha. Artefato arqueológico indicador de sociedades caçadoras. (Crédito: Divulgação)

A SAB acredita que o XIX Congresso é um instrumento para que se possa definir diretrizes mais éticas e inclusivas na realização das pesquisas arqueológicas no Brasil, discutindo o papel social e político dos profissionais de Arqueologia. 

Professores Gregoire vam Havre e Flávio Calippo. Organização do Museu de Arqueologia para acesso do público.  (Crédito: Alcide Filho)
Professores Gregoire vam Havre e Flávio Calippo. Organização do Museu de Arqueologia para acesso do público. (Crédito: Alcide Filho)

“Além disso, propomos retomar discussões de métodos e técnicas que, na linha de frente, articulados com as questões teóricas e ideológicas, permitirão que as pesquisas realmente deem conta da especificidade do patrimônio arqueológico brasileiro e da importância científica e social do conhecimento produzido no âmbito da Arqueologia brasileira”, explica o Presidente da SAB e professor da UFPI Flávio Calippo.



Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto

×