Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
Coiza Nossa

Doutor das Plantas: os curandeiros que receitam raízes e cascas

Compartilhe

Uma cultura enraizada no Norte e Nordeste do Brasil, a de receitar plantas nativas para prevenir e combater doenças, fez surgir personalidades populares que ainda resistem sair de cena dos mercados públicos: os raizeiros.

Para eles, desde que haja fé, há remédio para todo tipo de doença.

Melhor dizer quase TUDO. Uma incerteza é se há tratamento para a escassez de interessados em seguir adiante com valiosos ensinamentos seculares sobre a "medicina verde". Discutir esse saber, passado de geração a geração, revelar suas bases científicas, desfazer mitos e promover sua prática ética como referência de uma histórica marca da Identidade Regional, representa a possibilidade de muitas curas. Uma delas, contra o preconceito. Enquanto a ciência já se aproxima dessa sabedoria, o povo já abraçou: o raizeiro é #coizanossa

Raízes de plantas NATIVAS são receitadas como tratamento alternativo de doenças no Norte e Nordeste do Brasil (Crédito: Alcide Filho)
Raízes de plantas NATIVAS são receitadas como tratamento alternativo de doenças no Norte e Nordeste do Brasil (Crédito: Alcide Filho)

Eles também são elas. Homens e mulheres, a maioria com mais de 60 anos, vivem no cada vez mais despovoado território dos guardadores de segredos sobre as plantas, óleos, sementes e raízes usadas para tratar um diversificado cardápio de doenças. Desde uma simples coceira entre os dedos do pé à cura da AIDS. Também chamados de curandeiros, esses personagens da cultura popular estão sendo retirados do degrau rasteiro do preconceito e elevados, por meticulosas pesquisas científicas,  ao patamar de valiosa referência para uma ciência chamada ETNOBOTÂNICA, onde a base é o saber que o povo preserva sobre as plantas que curam.

Gengibre, uma indicação certeira contra irritação da ganganta.  (Crédito: Alcide Filho)
Gengibre, uma indicação certeira contra irritação da ganganta. Os principais nutrientes presentes no gengibre são o magnésio, o potássio, o folato, o cálcio e a vitamina B6. (Crédito: Alcide Filho)

Como elo de conexão entre o misticismo, o empirismo e a comprovada aplicação farmacológica de princípios ativos da química vegetal, os raizeiros são fundamentais na receita, preparo, manutenção, transmissão e divulgação do conhecimento popular sobre botânica curativa e preventiva. A descrença entre o que faz bem ou ainda causa mais mal, o charlatanismo e a real eficácia, soma muitas perguntas e multiplica dúvidas. Mas uma certeza é inabalável: a Natureza é o maior laboratório em atividade no Planeta Terra. 

Sementes nativas são receitadas para a cura de muitas doenças: ETNOBOTÂNICA está interessada em pesquisar ainda mais a sabedoria popular.  (Crédito: Alcide Filho)
Sementes nativas são receitadas para a cura de muitas doenças: ETNOBOTÂNICA está interessada em pesquisar ainda mais a sabedoria popular. (Crédito: Alcide Filho)

Fique ligado no blog Coizanossa para mais novidades, notícias e curiosidades de tudo que é Autêntico e Regional. Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook e nos seguir no Instagram. Até o próximo post. Energia positiva para você!

Texto e pesquisa: Alcide Filho  (siga @allcide no Instagram e @coizanossa no Twitter)



Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar