Programa @coizanossa, com o ecoaventureiro @alcidefilho. Assista na Rede Meio Norte. Horário: estréia, 12h e horário alternativo às 22h30, com mesmo conteúdo. Assista também pelo http://www.meionorte.com/rede-meionorte
As aventuras pelos Campos Maiores continuam. O Ecoaventureiro Alcide Filho navegou de bote inflável pelo histórico rio Jenipapo, o mesmo em cuja margem aconteceu, em 13 de março de 1823, a histórica Batalha do Jenipapo. Este é o episódio 6.

Batalha do rio Jenipapo: no PIAUÍ, UM BRASIL DIVIDIDO, SOMOU. De um lado 1.600 soldados da artilharia portuguesa, armados de carabinas, baionetas e onze canhões. Do outro, 2.000 inexperientes, incluindo vaqueiros piauienses, vizinhos cearenses e maranhenses, lavradores e ex-escravos. Levavam fé, paus, foices, enxadas e lanças improvisadas. Tinham o corpo, a cara e uma insensata coragem diante da morte anunciada. A batalha concentrou-se no leito descampado do rio Jenipapo. Começou às nove horas e terminou pelas duas da tarde. A luta foi desigual. Entre mortos e desaparecidos, foram quase 600. As baixas foram de 1 português para 6 patriotas. O Comandante português Fidié ganhou a batalha. Mas, moralmente, perdeu a guerra. Nunca mais lutou. A coragem dos combatentes de Campo Maior o impressionou. Ao entardecer teve grande parte de sua carga capturada. Com menos mantimentos e quase sem munição, marchou para o Maranhão. A Batalha do Jenipapo, nos confins do Piauí, juntou um Brasil continente, antes dividido, em um único destino.

Cágado fisgado por anzol... volta à liberdade.
Na aventura de navegar de bote inflável pelo rio Jenipapo o ecoaventureiro gravou um flagrante raro: um pescador captura um cágado, um tipo de tartaruga de água doce, fisgado pelo anzol ao engolir isca lançada na água. De imediato, com um canivete multifunção, o anzol foi retirado e o animal devolvido ao rio Jenipapo. João Lucas, câmera do Coizanossa, soltou o cágado nas águas do rio Jenipapo.

Cágado é um nome genérico que designa as tartarugas de água doce, com patas dotadas de membranas interdigitais (como os patos) e unhas, o que lhes proporciona habilidades para mergulho e natação. Mas vamos distinguir os primos: tartaruga, jabuti e cágado. O que há de comum é que todos são quelônios, têm um casco ou carapaça dorsal óssea. Das 12 famílias em que se dividem os quelônios, 9 são de tartarugas. Ao todo, são mais de 260 espécies de quelônios no planeta. Eles existem há mais de 200 milhões de anos. Surgiram no período geológico do Triássico.

Tartaruga: As tartarugas podem ser tanto marinhas quanto de água doce. Elas têm o casco mais alto que o dos cágados. Outra diferença: as tartarugas não dobram o pescoço para o lado ao recolhê-lo para dentro do casco, como fazem os cágados.
Jabuti : Da água esse está fora. O jabuti é o único dos quelônios que vive exclusivamente na terra. Ele também pode ser facilmente identificado pelo casco alto e pelas patas traseiras em formato cilíndrico, que lembram as de um elefante
Cágado : Distingue-se do jabuti por ser um quelônio de água doce e não terrestre. Diferentes das tartarugas, os cágados possuem casco mais achatado e têm o pescoço mais longo.

Budega do Felipe, um lugar que é Coizanossa. Fora das águas, o Ecoaventureiro desembarcou na Budega do Felipe. O endereço, na Avenida Senador José Eusébio, 1024, no Mercado Público Municipal de Campo Maior, funciona desde 1980. E tem de tudo de bom: Artesanato, Cachaça, Cajuína, Castanha de caju, doces, Farinhas, Feijão, Geleias, Goma, Licores, Manteiga de Garrafa, rapadura e outras surpresas. Ao todo, são mais de 400 itens catalogados. Está tudo exposto para vendas. E saborear. Vale uma visita para degustar e se encantar. Quer um contato com a Budega do Felipe? Tente o (86) 99900-9180.

Quem tem algo a dizer que diga! Na série de entrevistas do #allgoadizer, prosseguem os depoimentos do Neurocirurgião Benjamim Vale, o Desembargador Federal Carlos Augusto Pires Brandão e a pecuarista e fazendeira Jacqueline Lages.
Assista, em qualidade HD, de qualquer lugar do mundo.
http://www.meionorte.com/rede-meionorte
Acompanhe as ECOaventuras: https://www.instagram.com/alcidefilho/
@alcidefilho