Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros
Coiza Nossa

Escola Casa Meio Norte faz Expedição Brasil Sustentável ao litoral

Escola Casa Meio Norte faz Expedição Brasil Sustentável ao litoral
Rio Poty Hotel Praia | João Lucas Rocha de Castro
Compartilhe
Google Whatsapp


Em setembro de 2017 a Escola Municipal Casa Meio Norte, localizada no bairro Cidade Leste, Zona Leste de Teresina, capital do Estado do Piauí, no Nordeste do Brasil, recebeu  uma certificação da Unesco através do Programa Escolas Associadas. A inclusão proporcionou àquela escola, uma unidade prestadora de atendimento gratuito à população, localizada em uma das regiões mais carentes da cidade, a competência de fazer parte de uma conexão internacional que reúne mais de 10 mil escolas, em 181 países. 


Escola Casa Meio Norte recebe certificação Internacional da UNESCO (Crédito: Divulgação)
Escola Casa Meio Norte recebe certificação Internacional da UNESCO em Setembro, 2017. (Crédito: Divulgação)

A certificação da UNESCO, um órgão das Nações Unidas ligado à Cultura, tem foco e compromisso com a construção da cultura da paz, promovendo a educação para o desenvolvimento sustentável e formando gerações conscientes de seu papel como protagonistas de uma cidadania global. Na ocasião, a Diretora Pedagógica da escola, Ruthineia Lima, reconheceu que receber o Selo da Unesco significava  “aumentar a responsabilidade da escola sobre a sua função social educativa”. 


Ao encontro da Vida: excursão dos campeões para atividades práticas do Programa UNESCO de educação para a sustentabilidade.   (Crédito: João Lucas Rocha de Castro)
Ao encontro da Vida: excursão dos campeões para atividades práticas do Programa UNESCO de educação para a sustentabilidade. (Crédito: João Lucas Rocha de Castro)

Por trabalhar com os princípios da sustentabilidade e da respeitabilidade de saber ser, saber conhecer e saber conviver, as práticas pedagógicas da Escola Casa Meio Norte se tornaram impulsionantes e inspiradoras. Os resultados positivos que se seguiram comprovaram o foco na excelência e o empenho de todos. 


Escola Casa Meio Norte, aos mestres , com carinho. (Crédito: Wellington Benário)
Escola Casa Meio Norte, aos mestres , com carinho. (Crédito: Wellington Benário)

Um ano após a certificação, já em setembro de 2018, um resultado campeão foi anunciado pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Com nota média de 8.2, a Escola Municipal Casa Meio Norte, obteve a melhor pontuação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), entre as escolas públicas da capital do Piauí.


Alunos campeões da Escola Casa Meio Norte (Crédito: Divulgação)
Alunos campeões da Escola Casa Meio Norte (Crédito: Divulgação)

 

A Direção da Escola Municipal Meio Norte qualificou esse índice como um troféu  para toda a comunidade. “Isso não é só importante para a Casa Meio Norte, é importante para a nossa comunidade porque esse número diz que dentro dessa comunidade tem a melhor família, o melhor aluno, o melhor professor, o melhor zelador, o melhor vigia, a melhor equipe. Somos o melhor do Brasil que está aqui neste espaço”, assim agradeceram os dirigentes.

Alunos da Escolinha Casa Meio Norte: Rumo ao Litoral. (Crédito: Alcide,Filho)
Alunos da Escolinha Casa Meio Norte: Rumo ao Litoral. (Crédito: Alcide,Filho)

A conquista da melhor pontuação no Ideb 2018 tornou-se estímulo e desafio. Estímulo para seguir adiante nas práticas do Programa Escolas Associadas da UNESCO. Já o desafio, será superar a pontuação em 2019. E no embalo das vitórias, a turminha vencedora da Escola Casa Meio Norte partiu para o litoral do Piauí. Em pauta, o Projeto “Nossa Pátria, um Patrimônio do Mundo”. Junto com  diretores e acompanhamento de professores, entre os dias 22 e 25 de novembro, tiveram práticas e aulas ao vivo, em contato direto com a Natureza.  

Parnaíba, capital do Delta. Contatos com a Cultura viva do litoral do Piauí.  (Crédito: João Lucas Rocha de Castro)
Parnaíba, capital do Delta. Contatos com a Cultura viva do litoral do Piauí. (Crédito: João Lucas Rocha de Castro)



Entre banhos de mar, coletas de lixo nas praias, visitas culturais ao Patrimônio Material e Imaterial de Parnaíba, a cidade Portal do Delta do rio Parnaíba, no Norte do Estado do Piauí, as crianças da Escola Casa Meio Norte puderam sentir e vivenciar o quanto faz diferença educar para a Vida, viver para conviver, respeitar e somar diferenças. Os sorrisos sem censura, as emoções de paz e alegria, sem restrições de tamanho nem volume, traduziram o som que vibrava das almas de pequeninos grandes futuros cidadãos e cidadãs. 

Coleta de lixo na Praia, prática de sustentabilidade e ecocidadania (Crédito: João Lucas Rocha de Castro)
Coleta de lixo na Praia, prática de sustentabilidade e ecocidadania (Crédito: João Lucas Rocha de Castro)

2019 já começou. E a superação está na pauta de quem se torna maior que seus desafios. Tudo a ver. Inclusive com o nome Meio Norte, impresso na entrada da escola e na camisa que todos vestem, como algo a mais que referência geográfica: é compromisso com a difusão e prática de cidadania, princípios e valores associados a um dos maiores grupos de comunicação do Meio-Norte do Brasil, o GMNC. Ao assumir a missão de mantenedor voluntário da Escola, algo como ser um padrinho cuidador, o grupo Meio Norte imprime sua escolha editorial de irradiar a paz, a positividade, louvar o mérito, redesenhando destinos nas boas escolhas do dia a dia. A resposta devolvida pelos alunos e colaboradores da Escola tem sido uma inspiração a prosseguir. A Escola Casa Meio Norte é mesmo um abrigo de sonhos que se sonham juntos.  

Viver o que aprende. Aprender para Viver.   (Crédito: João Lucas Rocha de Castro)
Viver o que aprende. Aprender para Viver. (Crédito: João Lucas Rocha de Castro)





Parceiros:


Miracéu Turismo.

Grupo Meio Norte de Comunicação:GMNC

Leite Longá

Rio Poty Hotel Praia 

Carnaubinha Praia Resort 

Secretaria de Turismo de Parnaíba 

Yeldson Vasconcelos

Câmera e Fotografia: João Lucas Rocha de Castro 

Programa Coizanossa/Rede Meio Norte/Alcide Filho






Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto

×