Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
Coiza Nossa

Incrível:Floresta Petrificada de Teresina terá Museu Paleontológico

Compartilhe

Isto é Incrível. É raro em todo o mundo. Uma floresta petrificada aflora no rio Poti, na Zona Urbana de Teresina, capital do Piauí.

Tronco petrificado da Floresta Fóssil de Teresina (Crédito: Alcide Filho)
Tronco fossilizado na Floresta Fóssil de Teresina (Crédito: Francisco Soares )


Descoberta no ano de 1909 pelo geólogo Miguel Arrojado Lisboa, foi constatada uma raridade: muitos de seus troncos petrificados estão em posição vertical, in situ, no modo e lugar onde nasceram. Como isso aconteceu? Essa resposta tem 270 milhões de anos.


A Floresta de Pedras ou Floresta Fóssil começou na Era PALEOZÓICA, num tempo em que nem existiam dinossauros. O planeta Terra na época tinha um supercontinente conhecido como Pangeia e um único oceano global chamado Pantalassa. A Floresta virou pedra ou fossilizou porque foi rapidamente soterrada em decorrência do impacto de um meteoro com a Terra, o que também causou a extinção em massa de 90% das criaturas marinhas, 70% das espécies vertebradas terrestres e quase todas as formas vegetais. Isso é Incrível.


Para revelar o que a Ciência sabe sobre a Floresta Fóssil, o COIZANOSSA ouviu dois cientistas doutores: os professores Francisco Soares (Botânico da UESPI) e Juan Cisneiros (Paleontólogo da UFPI).

Parque Floresta Fóssil. Uma raridade na área urbana de Teresina.  (Crédito: Alcide Filho)
Tronco fossilizado na Floresta Fóssil de Teresina (Crédito: Francisco Soares )


A Floresta Fóssil é uma das ocorrências mais incríveis de floresta petrificada com troncos em posição vertical no mundo. Está dentro da área urbana de uma capital do Brasil a caminho de 1 milhão de habitantes, com acesso por terra e ar e seus segredos soterrados podem revelar preciosas informações e testemunhos sobre como era o Planeta Terra há mais de 270 milhões de anos. Isso significa que a comunidade científica internacional tem elevado interesse em desvendar seus mistérios e o Turismo Científico certamente desembarcaria milhares de turistas de todos os cantos para conhecê-la. E o que está faltando para isso acontecer?

Visão ampliada da abrangência do Parque Floresta Fóssil (Crédito: Prefeitura de Teresina)
Visão ampliada da abrangência do Parque Floresta Fóssil (Crédito: Prefeitura de Teresina)

No papel, onde o que for de projeto, análise, estudos e orçamentos deve partir, as soluções para a criação do Parque Floresta Fóssil estão encaminhadas. Na prática, a teoria precisa de atitudes práticas. Para juntar órgãos públicos municipais, estaduais e federais a favor dos troncos de pedra, uma iniciativa cidadã e voluntária chamada Pense Piauí, Grupo Floresta Fóssil, está se movendo muito além do Whatsapp. Já existe até proposta de registro de uma associação, batizada de AMAFÓSSIL.

Constance Jacob, otimista com o início das obras do Parque Floresta Fóssil.  (Crédito: Alcide Filho)
Constance Jacob, otimista com o início das obras do Parque Floresta Fóssil. (Crédito: Alcide Filho)

A Prefeitura de Teresina está acelerando empenhos para receber, antes do final de 2017, os créditos para a contratação das obras do Parque Floresta Fóssil. A bióloga e Arquiteta Constance Jacob, da Secretaria Executiva de Planejamento Urbano, está otimista: “nosso projeto está detalhado e pronto para ser executado. Todas as pendências referentes ao uso do solo e regularização fundiária estão resolvidas. Só está faltando a liberação dos recursos”.  

Luciano Gondim, integrante e Alano Dourado, presidente da Associação Jurídica e Social do Piauí.  Lobby do BEM! (Crédito: Alcide Filho)
Thiago Brandim, integrante e Alano Dourado, presidente da AJUSPI, Associação Jurídica e Social do Piauí. (Crédito: Alcide Filho)


Somando esforços e focada em eliminar obstáculos jurídicos, disponibilizando seus integrantes em ações do tipo “lobby do bem”, a AJUSPI, Associação   Jurídica e Social do Piauí, marca presença a favor do Parque Floresta Fóssil. Seu presidente, o advogado Alano Dourado, é objetivo: “estamos nos disponibilizando voluntariamente, como membros da sociedade civil, para proporcionar uma atuação direcionada em superar todos os obstáculos e pendências jurídicas necessárias de serem resolvidas para que assim se possa encaminhar a efetivação da proposta do Parque da Floresta Fóssil de Teresina”. Thiago Brandim, também integrante da AJUSPI, reforça o propósito da associação: “somamos nossos conhecimentos jurídicos aos notáveis cientistas que já reconheceram a importância paleontológica da Floresta Fóssil. Com isso, podemos apontar caminhos que efetivem aprovações e assegurem a sequência das obras”.   

Tronco Petrificado da Floresta Fóssil de Teresina (Crédito: Alcide Filho)
Tronco fossilizado na Floresta Fóssil de Teresina (Crédito: Francisco Soares )


Mais soma está multiplicando resultados. O Instituto Federal do Piauí (IFPI) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) firmaram acordo de cooperação técnica para o desenvolvimento de projetos de conservação e proteção do Parque, realizar ações conjuntas de capacitações para pesquisa e aperfeiçoamento de pesquisadores, professores, alunos e corpo técnico do IPHAN. Além disso, estão previstas ações de educação ambiental e eventos para troca de experiências.

Imagem ilustrativa do futuro Museu de Paleontologia da Teresina (Crédito: Prefeitura de Teresina)
Imagem ilustrativa do Museu de Paleontologia de Teresina, na margem Oeste do rio Poti, no espaço do Parque Floresta Fóssil. (Crédito: Prefeitura de Teresina)


Na contagem do tempo, passados 270 milhões de anos, aguardar mais 4 meses, ou menos, para o início das obras do Parque Floresta Fóssil é um presente ao Brasil e ao mundo.  Isto é Incrível.


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar