O povo lhe chama de ipê branco, mas seu nome para a Botânica, a ciência que estuda as plantas, é Tabebuia roseo-alba. Pertence à família Bignoniaceae, da qual faz parte o jacarandá e os outros ipês. No tupi-guarani, idioma indígena, ipê significa árvore de casca grossa.
O ipê branco cresce entre 7 a 16 metros e o diâmetro do tronco chega a 50 cm. Exclusiva do Brasil, é uma árvore latifoliada e semi-decídua. Isso quer dizer: perde parcialmente suas folhas trifoliadas durante um período do ano, a partir de agosto. Devido a uma carga intensa de hormônios vegetais, sua floração é curta e intensa. Dura, em média, quatro dias, às vezes menos. O ipê branco é uma árvore neve no meio da mata. Suas flores, espalhadas pelo chão, formam um tapete banco de contrastes e beleza rara. Suas flores doces atraem polinizadores.

Os ipês brancos têm frutos produtivos, produzem grande quantidade de sementes leves e aladas, naturalmente dissipadas pelo vento. Em um quilo existem aproximadamente 70.000 sementes que perdem rapidamente sua capacidade de germinação. Após serem colhidas, as sementes devem ser rapidamente semeadas para a produção de mudas. Guardadas sem refrigeração, em três meses as sementes perdem mais de 50% da capacidade de germinar. Ipê branco, uma árvore #incrível.
Fique ligado no blog #Coizanossa para mais novidades, notícias e curiosidades incríveis de tudo que é Autêntico e Regional. Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook e nos seguir no Instagram. Até o próximo post. Energia positiva para você!