Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros
Coiza Nossa

JALAPÃO: O DESERTO DAS ÁGUAS DO TOCANTINS

JALAPÃO: O DESERTO DAS ÁGUAS DO TOCANTINS
Jalapão | Divulgação
Compartilhe
Google Whatsapp

JALAPÃO: O DESERTO DAS ÁGUAS BORBULHANTES

O Jalapão está situado a leste do estado do Tocantins. Possui temperatura média de 30 graus Celsius. Abrange os municípios de Ponte Alta do Tocantins, Mateiros, São Félix do Tocantins, Lizarda, Rio Sono, Novo Acordo, Santa Tereza do Tocantins, Lagoa do Tocantins e Rio da Conceição. , Passou à condição de parque estadual em 2001..

Acompanhe o ECOAVENTUREIRO Alcide Filho nessa energizante seleção de imagens sobre o Jalapão. 

Jalapão, TOCANTINS.  (Crédito: Divulgação)
Jalapão, TOCANTINS. (Crédito: Divulgação)

Os rios Sono, Soninho, Novo, Balsas, Preto e Caracol banham a paisagem árida e rasteira, que varia do cerrado baixo à campina. Matas de galeria surgem próximo de rios, cachoeiras, lagoas, dunas de areia, serras e chapadões de até 800 metros de altura. A jalapa-do-brasil, que deu nome ao Jalapão, pode ser encontrada em toda parte.

Jalapão, contatos imediatos com a natureza do Brasil  (Crédito: Divulgação)
Jalapão, contatos imediatos com a natureza do Brasil (Crédito: Divulgação)

Sua posição estratégica possui continuidade com a área de proteção ambiental do Jalapão, a estação ecológica Serra Geral do Tocantins e o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba.

 class=

Quem está dentro do Jalapão dá para imaginar que está mesmo em um pedaço do Sertão. Até parece, mas não é não. Em outro cenário, surgem dunas gigantes e monumentais, na paisagem que lembra os lençóis maranhenses. Ou será que estamos nas Dunas de Natal, no Rio Grande do Norte? Nada disso também não.

 class=

Tocantins. Jalapão. O deserto das águas borbulhantes. Esse é o território de aventuras mais surpreendentes do Norte do BRASIL. 

Fervedouro do Jalapão: experiência única (Crédito: Divulgação)
Fervedouro do Jalapão: experiência única (Crédito: Divulgação)

Há quem imagine o Jalapão como uma filial dos Lençóis Maranhenses, onde as lagoas e dunas são emolduradas por paredões nascidos na Chapada Diamantina, na Bahia. Nem uma coisa nem outra. Dunas, lagoas e chapadões existem. Mas apenas na Serra do Espírito Santo. E em mais lugar nenhum.

Pedra Furada do Jalapão  (Crédito: Divulgação)
Pedra Furada do Jalapão (Crédito: Divulgação)

O Jalapão também não é um "deserto". Em suas paisagens temos cerrado com campos gerais, rios e veredas, cachoeiras e fervedouros, o lugar mais fácil do mundo para boiar, porque as nascentes vindas das entranhas da terra impedem de vc afundar.

Piscina natural do Jalapão: surpresas e emoções nas águas borbulhantes (Crédito: Divulgação)
Piscina natural do Jalapão: surpresas e emoções nas águas borbulhantes (Crédito: Divulgação)

Onde fica e como se chega?

O Jalapão ocupa uma área de 34 mil km² , mais de 10 mil km2 a mais que o Estado de  Sergipe, com seus 22 mil km². Tocantins faz fronteira com Bahia, Piauí e Maranhão. A principal porta de entrada da região é a cidade  de Ponte Alta do Tocantins, a 190 km da capital, Palmas, com acesso asfaltado. Dali em diante, só estradas de terra. É na cidade de Mateiros, a 160 km de Ponte Alta, que estão os mais incríveis atrativos.

Pedra Furada do Jalapão  (Crédito: Divulgação)
Pedra Furada do Jalapão (Crédito: Divulgação)

Como se percorre o Jalapão?  O solo arenoso é fofo na seca, lamacento na estação chuvosa -- torna a viagem recomendável apenas para veículos com tração 4x4. A velocidade é lá pleos 30Km por hora ou pouco mais. 

Capim dourado do Jalapão (Crédito: Divulgação)
Capim dourado do Jalapão (Crédito: Divulgação)

capim dourado é uma espécie de sempre-viva da família Eriocaulaceae (Syngonanthus nitens Ruhland)] que ocorre na região do Jalapão, localizado no estado do Tocantins, com a palha do qual se faz artesanatos, tais como: pulseiras, brincos, chaveiros, bolsas, cintos, vasos e diversificadas peças de decoração. .

Coleta de capim dourado do Jalapão. (Crédito: Divulgação)
Coleta de capim dourado do Jalapão. (Crédito: Divulgação)

Sua característica principal é a cor que lembra a do ouro. A principal localidade, onde começou o desenvolvimento da produção artesanal, é Mumbuca em Tocantins, um vilarejo localizado no município de Mateiros. Atualmente esses artesanatos são produzido em outras localidades da região do Jalapão.

O artesanato de capim dourado chegou ao Jalapão em meados de 1920 pelas mãos de índios Xerente. A arte foi aprendida por moradores da comunidade quilombola da Mumbuca e, desde então, é passada de geração em geração nas comunidades jalapoeiras.

Jóias do capim dourado (Crédito: Divulgação)
Jóias do capim dourado (Crédito: Divulgação)

Os pequenos maços de hastes do capim dourado eram costurados com uma fibra fina e resistente obtida de folhas novas da palmeira buriti (Mauritia flexuosa). Essas duas espécies ocorrem naturalmente no Cerrado do Brasil Central e são muito abundantes no Jalapão.

O Capim Dourado só pode ser colhido entre 20 de Setembro e 20 de Novembro para que não entre em extinção. Existem regulamentações no estado do Tocantins que proíbem a saída do material "in natura" da região, somente em peças já produzidas pela comunidade local, visando assim a sustentabilidade ambiental, social e econômica do local.

O Jalapão é visitável o ano inteiro. Entre maio e setembro quase não chove e o céu estará azul  total.

Isto é Incrível. Assista a TV Meio Norte via internet: meionorte.com/redemeionorte


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto

×