Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
Coiza Nossa

Curiosidades e utilidades sobre o Dente-de-Leão

Compartilhe

A Taraxacum officinale é a espécie mais disseminada de dente-de-leão, também chamado de esperança, taraxaco, alface-de-cão, amargosa, chicória-louca, quartilho, amor-de-homem e muitos outros. O dente de leão é conhecido por sua beleza, frequentemente retratada em filmes e fotografias. Mas o que poucos sabem aqui no Brasil é que lá na Europa o dente de leão é bastante usado em saladas, sumos e chás. E existe um motivo plausível para isso: várias propriedades da planta que oferecem benefícios à saúde!


Entre as diversas propriedades do dente de leão, as principais são:

  • A variedade de vitaminas oferecidas por ele (entre elas: vitamina A, B6 e C).
  • É rico em minerais (sendo eles: cálcio, potássio, magnésio, cobre e ferro).
  • Algumas proteínas também são oferecidas.
  • Possui inulina.
  • Possui pectina.
  • É comprovado que possui mais vitamina A que a cenoura.
  • Oferece riboflavina.
  • Possui tiamina.
  • Uma xícara de seu chá tem a mesma quantidade de cálcio presente em ½ copo de leite.


Principais nutrientes

O dente-de-leão possui vitamina A, importante para a visão, pele e o crescimento e vitamina K, que regula a coagulação sanguínea e possui papel importante para a saúde óssea. Ele também conta com vitaminas do complexo B, essenciais para o sistema neurológico, vitamina C, importante para o sistema imunológico, e vitamina E, que tem forte ação antioxidante.

A planta ainda conta com potássio, que é importante para a contração muscular, condução nervosa, frequência cardíaca, produção de energia e síntese de ácidos nucleicos e proteínas. O zinco, que tem efeito antioxidante, auxilia na digestão de proteínas e na disfunção sexual, principalmente em homens, o cálcio, bom para a saúde dos ossos e dentes, e o ferro, que previne a anemia e é aliado do coração, também estão presentes no dente-de-leão.


Os poderes de seu chá

Chá de Dente-de-Leão
Chá de Dente-de-Leão

Quando se fala em consumir o dente de leão, a melhor forma é, provavelmente, seu chá – apesar de ser consumido em saladas, sumos, etc. Possui um gosto amargo leve, oferece todos os benefícios já citados anteriormente e o melhor: com apenas 25 calorias em cada xícara! Se tomado 3 vezes ao dia, o efeito emagrecedor é mais eficaz. Então, tá esperando o quê para incluir o chá de dente de leão em sua dieta? A receita você pode conferir abaixo:

2 colheres de sopa de erva

1 litro de água

Coloque as duas colheres e o litro de água para ferver, quando a água alcançar a fervura, tampe a panela e abafe por cerca de 10 minutos. Depois disso, lembre-se de coar e seu chá estará pronto para ser bebido.


Uso culinário

Dente-de-Leão utilizado em saladas
Dente-de-Leão utilizado em saladas

De sabor amargo característico, as folhas mais novas são utilizadas em saladas, e as mais velhas, refogadas. Empregam-se também no preparo de croquetes, sopas, farofas e sucos mistos. O dente-de-leão desidratado é, ainda, utilizado no preparo de chás. As flores e raízes, um pouco amargas, são também comestíveis.

Fique ligado no blog Coizanossa para mais novidades, notícias e curiosidades de tudo que é Autêntico e Regional. Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook e nos seguir no Instagram. Até o próximo post. Energia positiva para você!


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar