Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
Coiza Nossa

Confira incríveis curiosidades sobre a Cajuína, natural do Piauí.

Compartilhe

A cajuína é do Piauí assim como o

champagne é francês.

Ter a cajuína como um produto original do Piauí, assim como o champagne está para a França, é um reforço à nossa identidade, o fortalecimento da produção orgânica, ecológica e sustentável, a louvação da nossa melhor característica: a hospitalidade. 

E é sobre esta bebida incrível que vamos te revelar curiosidades que você provavelmente não sabia. Então, fique plugado, conectado e energizado. Isso é #coizanossa.

Derivado do nome "acaju" ou acâi-ou", do tupi "fruto que se produz, fruto do pomo amarelo", a cajuína está alicerçada na cultura indígena. O caju, originário da Amazônia, chegou ao Nordeste no processo migratório de povos nativos e prosperou a ponto de se transformar em uma das frutas mais associadas à região.

Caju: fonte de vitamina C e A.
Caju: fonte de vitamina C e A.

Sem álcool, clarificada e esterilizada, a bebida é preparada a partir do suco do caju, apresentando uma cor amarelo-âmbar resultante da caramelização dos açúcares naturais da fruta. Feita de maneira artesanal, não contém aditivos químicos artificiais em sua composição e produção, além de ser fonte de vitaminas C e A.

Sabia que a cajuína tem cinco vezes mais vitamina C do que um mesmo volume de um copo de suco de laranja? Um copo de cajuína supre a necessidade diária de vitamina C de um adulto em duas vezes e meia, além de abastecer o corpo de cálcio, fósforo, ferro e outros nutrientes.

O Piauí tem a maior área plantada de caju no Brasil. O estado tem o maior percentual de área plantada no cultivo da fruta. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e EstatísticaIBGE, este segmento agrícola movimenta cerca de trinta e sete mil empregados diretos no campo e um volume de quase R$ 70 milhões.

Cajuína Cristalina
Cajuína Cristalina


É oficial: a cajuína é símbolo da cultura popular e produto exclusivamente originário do estado do Piauí. A iniciativa de valorizar a cajuína e reconhecê-la perante o Brasil teve a homologação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico NacionalIPHAM. Uma equipe coordenada pelo SEBRAE foi que desenvolveu o trabalho que resultou na Indicação Geográfica (IG da cajuína do Piauí), uma certificação que protege e vincula o produto ao Estado, atestando a sua qualidade e origem. É o mesmo que se fez com o champagne na França.

Entre a Cajuína e o Champagne, qualquer semelhança da França com o Piauí já não é mais uma mera coincidência: ambos são produtos com IG: possuem Indicação Geográfica.  A Cajuína, bebida natural do suco de caju clarificado, só pode ser comercializada com esse nome nos rótulos se for exclusivamente fabricada no Piauí. Isto é Coizanossa. Isso é incrível. 

E aí, você sabia disso?! Não!! Então fique ligado no blog Coizanossa para mais novidades, notícias e curiosidades de tudo que é Autêntico e Regional. Ah!! Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook e nos seguir no Instagram. Até o próximo post. Energia positiva para você!


Fotos: Alcide Filho  (siga @allcide no Instagram e @coizanossa no Twitter)


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar