Correspondente na Argentina fala sobre os bastidores das eleições presidenciais

A jornalista Thays Teixeira falou sobre os últimos dias de campanha.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Argentina terá suas eleições presidenciais no próximo 27 de outubro, domingo, em uma disputa que pode mudar radicalmente a tendência direitista observada no continente desde 2015. A grande virada deve ocorrer nessas eleições. Quem ganhar estará diante de um país arrasado economicamente e com seu Estado em processo de desmonte.

As sondagens reafirmam as tendências desde a realização de eleições primárias nos principais partidos, no início de agosto. Pelos indicativos dos institutos Clivajes e CB Consultora de Opinião Pública, divulgados semana passada, a chapa Alberto Fernandez/ Cristina Kirchner venceria a dupla Maurício Macri/ Miguel Pichetto por 53,7% a 32,3%.

A correspondente do grupo Meio Norte de Comunicação, jornalista Thays Teixeira, falou direto da Argentina sobre as expectativas que rondam as eleições. 

“Estamos nos últimos dias de campanha , a movimentação começou ainda ontem quando a ex-presidente Cristina Kirchner chegou a cidade de Santa Rosa onde eles realizam hoje o ato de encerramento da campanha na chapa que é composta por ela como vice-presidente e pelo candidato Alberto Fernandez a presidente pelo Partido Justicialista no Brasil muito conhecido como Partido Peronista”, declarou. 

Thays informou que Cristina Kirchner chegou na cidade de Santa Rosa ontem por volta de 21h debaixo de muita chuva, mas com uma grande multidão a sua espera. “Ontem ela chegou às 21h no aeroporto da cidade de Santa Rosa que fica no meio do país e uma movimentação imensa no aeroporto, mais de 500 pessoas esperavam a Cristina na chuva, e mesmo assim isso não freou a participação da população na recepção dela. Alberto Fernandez deve chegar hoje na cidade por volta de 12h e o ato de encerramento que também marca o dia 17 de outubro que é um dia histórico para os Peronistas chamado de ‘Dia da Lealdade Peronista’, é uma data bastante emotiva para os militantes do movimento peronista”, disse.

Segundo a jornalista, a grande expectativa é que a campanha seja fechada com chave de ouro. “Tínhamos muita chuva, mas agora o sol começa a abrir, dizem que um dia de sol azul é um dia Peronista, é o que espera os Peronistas e os candidatos e a expectativa é de pessoas vindo de todo país, são 27 províncias assim como no Brasil. A quantidade de pessoas chegando deve dobrar a quantidade de habitantes de Santa Rosa”, disse. 

Thays acrescentou que a tendência é a vitória na chapa de Alberto Fernandez/ Cristina Kirchner. “Por isso que o evento de hoje é um evento bastante marcante para a eleição argentina porque a expectativa é que o presidente Macri saia e entre Alberto Fernandez e a vice-presidente Cristina Kirchner, segundo as pesquisas é que ele seja eleito ainda no primeiro turno. A Argentina tem um processo de eleição um pouco diferente do Brasil, em agosto teve o que eles chamam de PASO, que seria como se fosse uma prévia para autorizar pelo voto se essas pessoas são ou não candidatas oficialmente, diferente do Brasil que nós temos indicações partidárias, aqui as indicações partidárias precisam ser validadas pelos eleitores, acontece em todos os níveis, nível presidencial também. Na PASO o Alberto já ganhou a eleição, então a expectativa é que na eleição oficial esse resultado se repita inclusive com um percentual maior de votos, é a primeira vez que um encerramento de campanha acontece fora de Buenos Aires, o que reforça o poder politico eleitoral”, finalizou.  

Crédito: Alberto Fernández (esq.) e Mauricio Macri (dir.) 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES