“Responder perante a Justiça”, diz coronel sobre quem descumprir toque de recolher no Piauí

Fica vedada, no horário compreendido entre as 23h e as 5h, a circulação de pessoas em espaços e vias públicas.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Comitê de Operações Emergenciais (COE) realizou, na terça feira (23), uma reunião ampliada de forma virtual com a colaboração de diversos órgãos e participação da iniciativa privada. Foi decidida pela publicação de um decreto para conter a propagação da Covid-19, na tentativa também de diminuir a ocupação de leitos hospitalares e UTIs, em todo o Estado e salvar vidas. O novo decreto, publicado nesta terça-feira (23), começa a valer às 0h desta quarta-feira (24) e vai até o dia 4 de março e traz medidas restritivas de funcionamento em diversas áreas.

Com o decreto estadual, o comércio em geral poderá funcionar somente até as 17h e os shopping centers somente das 12h às 21h. Fica vedada, no horário compreendido entre as 23h e as 5h, a circulação de pessoas em espaços e vias públicas, ou em espaços e vias privadas equiparadas a vias públicas. Aos finais de semana, somente as atividades todas como essenciais devem funcionar. As escolas também podem funcionar de forma presencial e todos os setores devem continuar com as medidas sanitárias.

Para entender um pouco mais sobre o toque de recolher, a repórter Solange Sousa conversou com o subcomandante da Polícia Militar, coronel Souza Filho, que falou sobre as possíveis punições para quem descumprir o decreto.

“Esse toque de recolher nada mais é do que uma medida sanitária adotada pelo Governo do Estado em virtude da gravidade da situação que se encontra a nossa rede de saúde pública em relação à Covid-19, uma medida extrema que realmente esta sendo aplicada em virtude da situação. O decreto prevê, assim como prevê também as exceções, que a Policia Militar é um órgão de apoio à vigilância sanitária estadual e municipal e vamos trabalhar em conjunto, bem como de maneira isolada através dos nossos procedimentos operacionais padrões que já existe desde março de 2020 que a gente atua no enfrentamento e ao cumprimento dos decretos estaduais e mais uma vez nós vamos implementar essas operações”, declarou.

O coronel afirmou ainda que quem descumprir o decreto poderá responder na justiça. “A Polícia Militar sempre vai agir com extremo bom senso, ratificando isso na ocorrência dos nossos policiais durante o atendimento pode chegar até o ponto de ser lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência por descumprimento as medidas sanitárias que esse atual momento é de grande gravidade e consequentemente com esses T.C.Os feito pela Polícia Militar o cidadão já vai sair com dia e horários previstos para se apresentar a justiça e vai responder perante a justiça”, disse.

Sobre o número de policiais envolvidos no decreto, o coronel declarou. “Nós estaremos trabalhando com nosso serviço operacional diário e vamos ter um extraordinário com a compra da folga dos nossos policiais, tanto na capital como no interior, a exemplo na capital estamos com um planejamento de um reforço diário de mais de 60 policiais fora o serviço do dia a dia”, finalizou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES