“Teresina está na fase de necessidade de leitos clínicos”, diz Gilberto

“Ela começa com síndrome gripal, depois vem teste positivo, necessidade de leitos clínicos e necessidade de leitos de UTI”, afirmou.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, Gilberto Albuquerque, afirmou em entrevista ao programa Diálogo Franco, da TV Jornal, canal 20.1, que a situação da capital com relação aos casos de Covid-19 é semelhante a do restante do Estado. 

“Nós fizemos uma reunião e juntamos os dados de Teresina com os dados do Piauí, ficou definido que nós teríamos o mesmo decreto que foi emitido no final desse período Covid, que é o uso de máscaras em ambientes hospitalares, ambientes fechados, por pessoas sintomáticas ou que tenham comorbidades, seguimos o mesmo decreto estadual por entendermos que a situação de Teresina é semelhante ao restante do estado”, declarou.

Segundo Gilberto, Teresina está na terceira fase da doença, ou seja, com a necessidade de abertura de leitos clínicos. “Depois que nós enfrentamos a Covid em 2020, 2021 e agora em 2022, nós já temos uma dinâmica dessa doença. Ela começa com síndrome gripal, depois vem teste positivo, necessidade de leitos clínicos e necessidade de leitos de UTI. Nós já estamos na terceira fase com a necessidade de leitos clínicos”, disse. 

Nós já readequamos o Hospital Mariano Castelo Branco, na Santa Maria da Codipi e esse vai começar com 20 leitos à disposição. Os pacientes que estiverem internados na rede municipal com necessidade de internação clinica serão direcionados para o Hospital Mariano Castelo Branco. Lá já tem equipe treinada, equipamentos prontos, toda uma logística feita e nós seguimos esse planejamento”, pontuou.

Presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque - Foto: Raíssa Morais

VACINAÇÃO

“A maneira mais segura para evitar complicações é exatamente com a vacinação da população além dessas medidas que a gente citou, então para isso das 30 UBS que a gente tinha antes nós aumentamos para 91. O ponto que a gente tinha que era o Teresina Shopping estamos aumentando mais dois, então nós teremos um ponto na zona Norte que é o Buenos Aires, um ponto na zona Sul que é o Terminal do Parque Piauí e o Teresina Shopping, além de todas as UBS, assim a gente dá uma oportunidade para o maior número possível de pessoas para que possam se vacinar mais perto de casa”.

FALTA DE INSUMOS

“Uma das causas de faltas de insumo é conhecida de todo mundo em 2020, 2021 e agora 2022. Existe uma crise de desabastecimento mundial, a área de saúde, de assistência direta ao paciente é a mais prejudicada. Eu tive uma notícia agora de manhã da empresa que ganhou uma nova licitação do soro, eles garantiram que tem estoque para pelo menos 4 meses, então isso já é um alivio porque o soro era um problema que não havia produção suficiente por falta da embalagem. A empresa de luva, máscara e avental também já está nos entregando essa semana uma quantidade suficiente para os próximos quatro meses, então graças a Deus com esses insumos principais que nós usamos para o combate direto ao Covid teremos garantia de abastecimento pelos próximos quatro meses”.

CASOS NA CHINA

“Essa semana já nos abriu outra preocupação, a China está passando pelo maior pico de Covid da sua história e além disso está começando uma revolução, hoje nós temos um terço da população da China que está confinada pelo covid, ou está na rua pela movimentação. Isso faz com que a gente corra o risco de termos um desabastecimento mundial em breve, piorando a situação atual”. 

MUDANÇAS NOS FUNCIONÁRIOS

“As mudanças ocorridas aqui foram internas com pessoas que já eram da Fundação e pessoas que continuam na Fundação. Houve um remanejamento de setores, dessa vez o prefeito preparou uma dinâmica maior e fez várias mudanças internas, mas é um critério técnico o objetivo é dar uma dinâmica maior. Todos os servidores modificados são do próprio prefeito ou indicação dele e que mudaram de setores. São mudanças internas da própria equipe sem nenhum viés político”. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES