Lei do nome Limpo pode ajudar milhões de cidadãos que estão endividados

O advogado Dr. Astrogildo Assunção explanou, como, na prátia, a medida vai beneficiar a população neste período de pandemia.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Lei do Nome Limpo (1.805/2021) foi aprovada no senado e aguarda sanção do presidente Jair Bolsonaro. O principal objetivo é ajudar quem está com dívidas atrasadas. O  advogado Dr. Astrogildo Assunção explanou no Notícias da Boa, na TV Jornal (20.1) MN, na manhã desta quarta-feira (30), como, na prática, a medida vai beneficiar a população neste período pandêmico.

A lei estabelece negociações compulsórias em três situações: os credores e financeiras, operadoras de cartão e bancos que serão obrigados a negociar os débitos de seus clientes e os inadimplentes superendividados.

 O  advogado Dr. Astrogildo Assunção comentou a medida que vai beneficiar a população neste período pandêmico.

"A lei fará que aquelas pessoas que não conseguem pagar suas dívidas, e nem conseguem negociar com os credores como os cartões de crédito ou as pessoas a que elas estão devendo, possam ir na Justiça abrir um processo judicial para obrigar que esses credores possam receber uma quantia que esteja com as condições financeiras do devedor", esclarece o especialista.

57% da população adulta atualmente no Brasil está inadimplente. O que o advogado justifica é que o cidadão poderá continuar com seu crédito, assim manter-se adimplente. "O  que a Lei já propõe é que o devedor pode estabelecer um plano de pagamento de até 5 (cinco) anos e começar a pagar essas pessoas", afirmou Astrogildo Assunção.

Outro ponto positivo é que a Nova lei traz impactos positivos para a economia, reforça as medidas de concessão responsável de crédito e estimula a liquidação das dívidas, criando caminho para a renegociação dos débitos e possibilitando a organização de planos de pagamento.

 "Os credores também têm interesses de receber, ainda que seja menor do que foi contratado, ele pode estipular um juro de 10% ao ano, mas receberá, diante das circunstâncias, o devedor poderá reduzir os juros para 2%", disse. "Isso não será um 'calote nos credores', o que a Lei está permitindo é de acordo com as condições financeiras da pessoa que está devendo", completa o advogado.

Nem todas as dívidas podem negociadas

Conforme o texto aprovado, nem todas as dívidas poderão ser negociadas. "Ela só exclui desse tipo de negociação os financiamentos imobiliários e os financiamentos para crédito rurais, as demais relações como águas, consumo, cartões de créditos, varejo, estão incluídas na previsão dessa nova Lei", atenta Dr. Astrogildo. 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES