Mais 14 detentos da Cadeia de Altos são internados com leptospirose. Surto já matou 3

Hospitais estão sobrecarregados com pacientes de Covid-19

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 Mais 14 detentos da Cadeia Pública de Altos deram entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Satélite e no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) com suspeita de Leptospirose. O surto da doença foi confirmada pelo superintendente de Atenção Primaria à Saúde e Municípios da Secretaria Estadual de Saúde, Herlon Guimarães, em reunião com o promotor de Justiça Paulo Rubens. Denúncias sobre a doença na Casa de Detenção começaram no início do mês e foram feitas por familiares do detento Francisco Wellington Santos . Durante videoconferência, qaue substitui as visitas por causa do novo coronavírus, familiares foram surpreendidos com o detento numa cadeira de rodas, com braços e pernas imobilizados. Wellington morreu na última sexta-feira,15, no HUT. Ele já apresentava consequêcias mais graves da doença, além de problemas renais, também complicações neurológicas. Com as novas internações, jão são 21 leitos de hospitais do município ocupados com detentos da Cadeia de Altos. Três já morreram.

Dos 53 detentos da Instituição, 48 foram submetidos a exames por apresentarem sintomas de insuficiência renal. Os dados foram apresentados pelo secretário de Justiça  e contam na Ata da reunião promovida pelo promotor de Justiça de Altos, Paulo Rubens, após denúncia do Núcleo de Averiguação de Notícia de Tortura (NANT), do Tribunal de Justiça do Piauí. Em nota à imprensa, a Secretaria de Justiça limitou-se a informar que foram registrados casos de infecção mas omitiu a gravidade dos casos.

“A leptospirose é uma doença infecciosa febril aguda que resulta da exposição direta ou indireta a urina de animais (principalmente ratos) infectados pela bactéria Leptospira; sua penetração ocorre através da pele com lesões, pele íntegra imersa por longos períodos em água contaminada ou através de mucosas” (Ministério da Saúde)

No site do Ministério, também há informações de que a leptospirose oferece alto risco de letalidade, “que pode chegar a 40% nos casos mais graves.” E também acrescenta que a ocorrência de surtos “ está relacionada às condições precárias de infraestrutura sanitária e alta infestação de roedores infectados”.

Inaugurada no dia 23 de setembro de 2019, a Cadeia Pública de Altos é considerada pela Secretaria de Justiça do Piauí como “ a maior e mais moderna do estado”, com possibilidade de receber “603 presos provisórios”. A Casa de Detenção demorou três anos para ficar pronta “além de desafogar o sistema penitenciário, o principal objetivo desta cadeia é a ressocialização por meio da educação e profissionalização”.

Os principais sintomas são “ febre alta, dor de cabeça, sangramento, dor muscular, calafrios, olhos vermelhos e vômitos são alguns sintomas. Sem tratamento, a leptospirose pode causar danos renais e hepáticos e até mesmo a morte

O Ministério da Saúde tem orientações que devem ser seguira pelos gestores estaduais e municipais em casos de suspeita de Leptospirose. É obrigatória a notificação de todo caso suspeito da doença, para o desencadeamento de ações de prevenção e controle.

.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES