Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros
Notícias da Boa

Menos de 10 mil se inscrevem no Enem; em 2019, Piauí teve mais de 122 mil inscritos

Menos de 10 mil se inscrevem no Enem; em 2019, Piauí teve mais de 122 mil inscritos
Desmotivados, alunos não se inscrevem no ENEM | divulgação
Compartilhe
Google Whatsapp
Siga-nos

Por Cinthia Lages

Faltando dois dias para o fim do prazo de inscrição previsto no edital, a  professora Roze Meireles, do Centro de Educação Integral Raldir Cavalcante Bastos, em Teresina percebeu  o desinteresse dos seus alunos de 3º série, no Exame Nacional do Ensino Médio. Em anos anteriores, as turmas já estavam mobilizadas em torno das inscrições. Por isso, a professora decidiu criar uma campanha nas redes sociais para atrair a atenção dos estudantes. Os alunos inscritos gravaram vídeos estimulando os colegas a se inscrever no Enem.

 “Tudo conspira contra mas temos que arranjar uma saída. Eu vejo a janela do Enem e não podemos perder essa oportunidade”, diz  João Henrique, um dos alunos que gravou vídeo para a campanha. A percepção da professora está correta. Antes mesmo da aprovação no Senado, da proposta de adiamento das provas do Exame, o número de inscrições no Estado era inferior a 10 mil. Em 2019, o  Piauí teve  122.334  inscritos que fizeram as provas em 32 municípios. O prazo termina nesta sexta-feira, 22.


A desmobilização seria a principal causa do desinteresse dos jovens piauienses pelo Enem. Segundo dados do Inep, a maioria dos inscritos de 2019 já tinha concluído o Ensino Médio (74.924). São pessoas que trabalham e se preparam para o Exame em cursos presenciais ou através do Canal Educação, uma plataforma disponibilizada pelo Governo Estadual. Com a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. Dentre os que estão cursando o Ensino Médio, a suspensão das aulas é a principal causa. Embora a plataforma consiga abranger grande parte dos estudantes, os professores afirmam que a maioria não faz as tarefas propostas, o que vai dificultar no fechamento do ano letivo e, claro, no aprendizado que também se reflete no Enem.

“Acho que estão desmotivados com o distanciamento da escola. Como é um centro de tempo integral, estamos juntos até 17 h. Motivamos, almoçamos juntos, tiramos dúvidas,sem isso, mesmo com a plataforma criada pelo governo, está muito longe de atender às necessidades dos jovens”, declara a professora Roze.
Convocados pela Secretaria Estadual de Educação, os professores apresentam algumas das causas que estariam contribuindo para o baixo número de inscritos. A partir dessas informações, o secretário de Educação Elen Gera elabora uma Carta Aberta ao Inep para tentar sensibilizar o órgão no sentido de adiar o prazo de inscrições. As principais dificuldades relatas são as seguintes:

1 –
Estudantes não conseguiam acesso à página de inscrição. A página inicial de inscrição não abria.

2 – A inscrição não finalizava e voltava sempre para o início.

3 – Quando a página abria para o estudante se inscrever direcionava a outra página, às vezes da Receita, do NIS ou outros tipos de cadastros.

4 – Quando estudantes iam concluir o cadastro a página informava erros, como lugar de nascimento, que dizia não bater com as informações de outros cadastros.

5 – A página solicitava número de inscrição do NIS, alguns estudantes não sabiam lidar com essa informação.

6 – O site direcionava o aluno para uma página onde solicitava abertura de conta no Banco do Brasil.

7 – O site não aceitava os dados inseridos pelos alunos, como a data de nascimento, informando que não estava de acordo com a Receita Federal


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp
Siga-nos

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar