Menos de 10 mil se inscrevem no Enem; em 2019, Piauí teve mais de 122 mil inscritos

Prazo para inscrição termina sexta,22

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Cinthia Lages

Faltando dois dias para o fim do prazo de inscrição previsto no edital, a  professora Roze Meireles, do Centro de Educação Integral Raldir Cavalcante Bastos, em Teresina percebeu  o desinteresse dos seus alunos de 3º série, no Exame Nacional do Ensino Médio. Em anos anteriores, as turmas já estavam mobilizadas em torno das inscrições. Por isso, a professora decidiu criar uma campanha nas redes sociais para atrair a atenção dos estudantes. Os alunos inscritos gravaram vídeos estimulando os colegas a se inscrever no Enem.

 “Tudo conspira contra mas temos que arranjar uma saída. Eu vejo a janela do Enem e não podemos perder essa oportunidade”, diz  João Henrique, um dos alunos que gravou vídeo para a campanha. A percepção da professora está correta. Antes mesmo da aprovação no Senado, da proposta de adiamento das provas do Exame, o número de inscrições no Estado era inferior a 10 mil. Em 2019, o  Piauí teve  122.334  inscritos que fizeram as provas em 32 municípios. O prazo termina nesta sexta-feira, 22.

A desmobilização seria a principal causa do desinteresse dos jovens piauienses pelo Enem. Segundo dados do Inep, a maioria dos inscritos de 2019 já tinha concluído o Ensino Médio (74.924). São pessoas que trabalham e se preparam para o Exame em cursos presenciais ou através do Canal Educação, uma plataforma disponibilizada pelo Governo Estadual. Com a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. Dentre os que estão cursando o Ensino Médio, a suspensão das aulas é a principal causa. Embora a plataforma consiga abranger grande parte dos estudantes, os professores afirmam que a maioria não faz as tarefas propostas, o que vai dificultar no fechamento do ano letivo e, claro, no aprendizado que também se reflete no Enem.

“Acho que estão desmotivados com o distanciamento da escola. Como é um centro de tempo integral, estamos juntos até 17 h. Motivamos, almoçamos juntos, tiramos dúvidas,sem isso, mesmo com a plataforma criada pelo governo, está muito longe de atender às necessidades dos jovens”, declara a professora Roze.

Convocados pela Secretaria Estadual de Educação, os professores apresentam algumas das causas que estariam contribuindo para o baixo número de inscritos. A partir dessas informações, o secretário de Educação Elen Gera elabora uma Carta Aberta ao Inep para tentar sensibilizar o órgão no sentido de adiar o prazo de inscrições. As principais dificuldades relatas são as seguintes:

1 – Estudantes não conseguiam acesso à página de inscrição. A página inicial de inscrição não abria.

2 – A inscrição não finalizava e voltava sempre para o início.

3 – Quando a página abria para o estudante se inscrever direcionava a outra página, às vezes da Receita, do NIS ou outros tipos de cadastros.

4 – Quando estudantes iam concluir o cadastro a página informava erros, como lugar de nascimento, que dizia não bater com as informações de outros cadastros.

5 – A página solicitava número de inscrição do NIS, alguns estudantes não sabiam lidar com essa informação.

6 – O site direcionava o aluno para uma página onde solicitava abertura de conta no Banco do Brasil.

7 – O site não aceitava os dados inseridos pelos alunos, como a data de nascimento, informando que não estava de acordo com a Receita Federal



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES