Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros
Notícias da Boa

Morre o 6º preso da Cadeia Pública de Altos

Morre o 6º preso da Cadeia Pública de Altos
detento em cadeira de rodas na "Cascavel" | arquivo particular
Compartilhe

Adriano Adábio Paz da Silva estava internado desde o dia 6, no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Ele foi um dos primeiros detentos a serem internados após as denúncias feitas por familiare, o Movimento Nacional de Direitos Humanos no Piauí– MNDH-PI.

No documento da denúncia, encaminhada pela conselheira Maria da Conceição Araújo, o relato feito pela tia do detento " uma vídeo chamada que fizeram para o meu telefone para ele falar com a família, por conta das visitas que não acontecem mais por conta do corona vírus, só que na ligação ele estava desesperado, pedindo pelo amor de Deus pra tirar ele de lá e levar ele para um hospital, porque já se encontra em uma cadeira de rodas, não consegue mais caminhar e está cheio de coceiras. Lá na cadeia eles não levam para o hospital, o rosto dele estava cheio de hematomas" 

A última chamada de vídeo ocorreu no dia 29 de abril. Uma semana depois, o detento foi encaminhado ao atendimento de urgência com " quadro de fraqueza progressivade MMII (membros inferiores) e depois MMSS (membros superiores). Tetraparesia Flácida, Arreflexia". Adábio chegou a avisar aos médicos que outros detentos apresentavam os mesmos sintomas.

Até o início da semana, 33 detentos continuavam internados mas há suspeitas de que, mais de 100 internos da Cadeia Pública estejam doentes. Os exames laboratoriais indicaram que alguns estavam com leptospirose, apresentando os sintomas mais graves da doença, como insuficiência renal e complicações neurológicas. A doença teria sido provocada por contato com água contaminada com urina de ratos. Desde a descoberta do surto, até hoje 53 presos já passaram por hospitais e seis morreram por complicações associadas à leptospirose.

A Articulação do MDNH também protocolou um pedido de exumação do corpo do primeiro detento morto, Francisco Wellington para que a causa da morte seja divulgada. Em todas as mortes, mesmo sem registro de Covid-19, as famílias não chegaram a ver os corpos, que já tinham sido sepultados.

O Progama "Noticias da Boa" da TVJMN recebeu a foto de um detento, seguido do apelo desesperado da mulher, L. Ela pediu que o marido (foto) fosse levado a um hospital, já que ele também perdeu os movimentos inferiores e está com " inchaço nas pernas, além de hematomas pelo corpo".

Nesta quinta,28, a Secretaria de Justiça divulgou vídeos institucionais em que um homem aparece fazendo análise da água que supostamente é utilizada pelos detentos. A Cadeia Pública de Altos foi inaugurada há apenas oito meses e apresentada como a " mais moderna do Piauí". Nesse período, computa o maior número de mortes e denúncias de torturas de detentos fazendo jus ao "apelido"  pelo qual é conhecida entre detentos, familiares e advogados: "Cascavel!




Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar