No aniversário de 98 anos anos, Celso Barros usa máscara e diz que enfrenta a pandemia com muita paciência

Um dos maiores juristas do Piauí, ele também teve atuação política

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De máscara com a logomarca da Ordem dos Advogados do Brasil, entidade que ele presidiu durante sua longa e bem sucedida carreira jurídica, o advogado  Celso Barros Coelho comemorou os seus  98 anos de idade.“Estou enfrentando a pandemia com muita paciência”, declarou o jurista ao Jornal Meio Norte “ Eu estou muito bem mas acompanho com tristeza as notícias sobre as mortes. É uma crise universal, que faz com que todos nós soframos, quando atinge a nossa família ou mesmo pessoas estranhas a nós”, completa. Em isolamento social, ele recebeu muitas homenagens nas redes sociais. Uma delas veio do neto, o atual presidente da OAB, Celso Barros Neto, que citou a Canção do Tamoio, do poeta Gonçalves  Dias, um dos preferidos do avô. “Viver é lutar A vida é combate,

Que os fracos abate,Que os fortes, os bravos Só pode exaltar”, escreveu. “Ele sempre usa esse trecho do poema de Gonçalves Dias, que bem representa a sua longa vida:” A filha, a também advogada Karine Barros Canabrava: “é admirável olhar toda a sua trajetória e saber que ainda tem muita coisa por vir. O senhor não para e vive pelo amor à profissão”

Celso Barros nasceu em Pastos Bons, Maranhão. Em  1952  graduou-se  pela Faculdade de Direito do Piauí. Sua eloqüência o levou à Política. Em  1964, teve seu mandato cassado pela Assembleia Legislativa, por imposição da ditadura militar implantado no país. Ficou afastado da atividade  política por 10 anos. Em 1974, elegeu-se  deputado federal (1975-1979). No pleito seguinte, 1978, foi ainda o candidato a deputado federal mais votado, mas não foi diplomado. Ocupou, novamente, a Câmara Federal no período de 1983-1987. Respaldado pela exuberante cultura jurídica e privilegiada inteligência, teve no parlamento nacional, uma atuação das mais significativas e marcantes, apresentando projetos de magnos interesses nacionais. O deputado Celso Barros era uma figura sempre em evidência, participando dos grandes debates de temas nacionais. Foi um dos relatores do atual Código Civil, à convite de  Tancredo Neves, colega de Parlamento.

 Em meio a medidas de isolamento social e restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, a comemoração vai ter que esperar. Mas o jurista aproveita para mandar uma mensagem sobre as medidas de prevenção que devemos adotar. “Queremos nos solidarizar com todas as famílias que padecem desse mal horrível”, declarou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES