Piauienses fazem curso de exorcismo, oração e libertação no Vaticano

Padres católicos tem notado um aumento no número de fiéis relatando sinais de “possessão demoníaca”

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Vaticano acaba de concluir seu curso anual de exorcismo em meio a uma demanda crescente de comunidades católicas ao redor do mundo. O padre piauiense Neto Rego e o leigo Jucelino Sousa Filho, ministro extraordinário da comunhão, cura, libertação e exorcismo, participaram do curso em Roma, para, entre outras coisas, aprenderem a identificar uma "possessão demoníaca", ouvir testemunhos de colegas e conhecer os rituais para a "expulsão de demônios".

Jucelino Sousa Filho, ministro extraordinário da comunhão em Teresina - Foto: Reprodução/TV Jornal

O religioso conheceu entrevista nesta quinta-feira (02), para o Notícias da Boa e afirmou que curso do Vaticano é denominado "Exorcismo e a Oração da Libertação" e começou a ser ministrado em 2005. O currículo inclui abordagens da teologia, psicologia e antropologia. A prática é polêmica, em parte pela forma como é apresentado na cultura popular - particularmente, em filmes de terror. Mas também houve relatos de abusos cometidos em sessões de exorcismo em várias seitas religiosas diferentes.

“O curso fiz junto com o padre Neto Rego, na Universidade Pontifícia Regina,  na Itália. É um curso liberado pelo Vaticano para os padres, mas desde 2015 o papa Francisco liberou para os leigos, que é meu caso, e é um curso que ajuda os padres a fazer o exorcismo, que é quando a pessoa esta com possessão diabólica. No curso a gente aprende a tratar a pessoa com esse tipo de possessão, aprende a ter o manejo, o discernimento de quando a pessoa está possessa, a diferença entre o caso de problemas psiquiátricos, opressão e possessão”, declarou.

Padre mostra certificado de curso sobre exorcismo realizado no Vaticano

Quando é que um exorcismo é autorizado?

Em 1999, a Igreja Católica fez a primeira grande atualização nas regras sobre exorcismo desde 1614, distinguindo a possessão demoníaca de doenças físicas e psicológicas.

O que ocorre no exorcismo?

Em geral, o padre, pratica o ritual usando uma túnica branca de renda chamada sobrepeliz com uma estola roxa. A pessoa possuída pode ser atada, e água benta deve ser usada. O padre faz o sinal da cruz várias vezes em frente à pessoa ao longo do procedimento.

O padre convoca santos, reza e lê trechos da Bíblia nos quais Jesus expulsa demônios de pessoas.

Em nome de Jesus, ele pede ao demônio que se renda a Deus e vá embora, tantas vezes quanto necessário. Assim que o padre se convence de que o exorcismo funcionou, ele reza a Deus para que impeça o espírito maligno de importunar a pessoa afetada novamente, e que, em vez disso, a "bondade e paz do nosso Senhor Jesus Cristo" se apossem dela.

Quais são as críticas?

Há muitas críticas ao exorcismo e preocupações de que ele esteja sendo usado por sacerdotes religiosos para abusar de crianças e outras pessoas vulneráveis.

Houve casos de mortes em rituais associados ao exorcismo.

De maneira geral, há o risco de pessoas com doenças como epilepsia ou esquizofrenia serem erroneamente consideradas "possuídas" e, por isso, deixarem de receber tratamento médico adequado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES