Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros
Notícias da Boa

Única mulher presidente da OAB-PI completa 50 anos de advocacia

Única mulher  presidente da OAB-PI completa 50 anos de advocacia
Fides Angélica 50 anos de Direito | divulgação
Compartilhe

Fides Angélica Mendes Ommati completa 50 anos de Advocacia, nesta sexta-feira (5) e segue sendo a única mulher a exercer a presidência da OAB-PI. No primeiro dos seus três mandatos,, iniciado em 1987, ela também foi  a primeira advogada  a presidir uma seccional da Ordem no  Brasill, sendo eleita também em 1991 e reeleita em 1993.

A OAB fez uma homenagem à advogada  destacando que Fides " defendendo o Estado Democrático de Direito,  jurista marcou a história da OAB, sobretudo, da Advocacia feminina no Estado".Haverá uma Sessão Solene Virtual para celebrar a data e a jurista receberá, em casa, uma placa em homenagem aos seus relevantes serviços prestados às instituições e à Advocacia. Também será fixada uma placa comemorativa dos seus 50 anos de carreira na Galeria da entidade.

O presidente da OAB, Celso Barros Coelho Neto, também homenageou Fides Angélica .“Esse é o nosso reconhecimento por todas as bandeiras de lutas levantadas por Fides Angélica, que contribuíram para a consolidação da nossa entidade. Seu legado cultural, sua sapiência e liderança foram basilares para a afirmação da nossa advocacia, para a preservação de seus valores e para o enobrecimento da nossa gloriosa história”

Fides Angélica de Castro Veloso Mendes Ommati

Nascida em 1954, no município de Floriano, sul do Piauí, Fides Angélica de Castro Veloso Mendes Ommati se formou em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), em 1960, e Licenciatura em Letras, em 1963. Especializou-se em Metodologia do Ensino superior e é Mestra em Direito Público pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Seu vasto currículo também somou o cargo de Procuradora do Estado do Piauí, Presidente e Conselheira da OAB Piauí, além de ter sido Professora Catedrática da UFPI.

Pertencente à Academia Piauiense de Letras e à Academia Piauiense de Letras Jurídicas, da qual é presidente, Fides Angélica é autora de um acervo de obras, dentre elas, “Manual Elementar de Direito Judiciário”, “Estudos de Direito Público Comparado”, “Estudos Sobre a Constituição Brasileira de 1924”, “À Luz das Ideias Políticas”, “Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado” e “As Constituições Piauienses”, em coautoria com José Eduardo Pereira.

Já foi homenageada com as honrarias como a Medalha do Mérito Conselheiro José Antônio Saraiva (1988), Medalha Sobral Pinto, concedida pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (1992), além da Medalha do Mérito Timbira do Trabalho, grau de Oficial, concedida pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

 com informações Ascom/OAB


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar