Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros
Novas Fronteiras

Dia do Nordestino: Conheça o turismo na região

Dia do Nordestino: Conheça o turismo na região
|
Compartilhe
Google Whatsapp

Nos últimos anos, o turismo no Brasil vem ganhando cada vez mais adeptos devido à diversidade de passeios e experiências que é possível viver. Os pontos turísticos no Nordeste, por exemplo, contam com opções de pacotes para quem gosta de praticar esportes de aventura, relaxar à beira-mar ou até mesmo conhecer cidades históricas.

O Nordeste tem diferentes tipos de atrativos turísticos, que atendem a todos os gostos e perfis de visitantes, com atividades à diferentes preços. Passar as férias nessa região é ótimo para quem deseja fugir do estresse diário e da rotina, além de conhecer paisagens únicas.

Ainda não fez a programação para as suas próximas férias e quer saber mais sobre o turismo no Nordeste brasileiro? Confira as dicas que separamos para você sobre os principais destinos na região.

Como chegar?

O Nordeste é a região mais procurada por brasileiros para viagens dentro do país. Seus belos cenários e o litoral de tirar o fôlego estão entre os principais atrativos do lugar e encantam visitantes de diferentes partes do Brasil e do mundo.

Quando o assunto é deslocamento, a escolha do melhor jeito de chegar ao seu destino final vai depender do seu ponto de partida e objetivo da viagem. Transporte: embora os voos domésticos sejam os mais procurados para essa aventura, ainda há aqueles que prefiram viajar de carro ou ônibus.

Alguns dos destinos mais badalados e paradisíacos da região Nordeste ficam longe das capitais e, consequentemente, dos aeroportos e principais rodoviárias. Nesse caso, uma boa dica é alugar um carro para melhorar a sua comodidade e facilitar a viagem.

Quais são os principais pontos turísticos no Nordeste?

O Nordeste brasileiro é formado por aproximadamente 3 mil quilômetros de costa. E, pensando em te ajudar a criar o roteiro de viagem perfeito, a seguir listamos os principais destinos turísticos na região. Confira:


Canoa Quebrada (CE)

A praia de Canoa Quebrada fica no litoral leste do estado do Ceará, a uma distância de 160 km da capital, Fortaleza. É conhecida pelas suas dunas e as belíssimas falésias, que são uma forma geográfica de costa alta formada pelo encontro da terra com o mar.

Nas falésias está marcado o símbolo da cidade, que é uma meia-lua e uma estrela. A rua principal de Canoa Quebrada chama-se Dragão do Mar, e é o local mais agitado da região, onde são encontrados bares, restaurantes e lojas. Devido ao grande movimento, essa rua é carinhosamente chamada de Broadway.

Quem gosta de atividades radicais pode se aventurar a andar de Buggy, voar de parapente, passear de jangada e chegar até o ponto alto das dunas para apreciar o por do sol. Se seu objetivo é relaxar, a praia é um convite para um dia de sossego total.


Fortaleza (CE)

Capital do Ceará e um dos destinos mais atraentes de todo o Nordeste, Fortaleza oferece uma diversidade de opções para os turistas que visitam a cidade. No local, você vai encontrar praias, centros culturais, restaurantes, pontos turísticos e muitos bares para serem visitados.

As praias são um dos principais pontos de encontro da cidade. Em sua viagem, não deixe de passear na Avenida Beira-mar e visitar as praias de Iracema, Meireles, Mucuripe e, claro, a praia do Futuro. Nessa última, você vai encontrar diversas barracas que ficam abertas até de madrugada.

O Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura foi criado em 1998, no bairro de Iracema. Tem arquitetura moderna e reúne bares, restaurantes, espaços de show, teatro, cinema e galerias de arte. Outra atração dentro da cidade é o Mercadão de Fortaleza, onde você pode encontrar doces, artesanatos e bebidas.

A vida noturna da cidade também é muito agitada. Existem opções para todos os gostos. Você encontra festas que vão desde a música sertaneja até o rock and roll, passando pela música eletrônica, funk e, é claro, o forró!


Natal (RN)

Capital do Rio Grande do Norte, Natal apresenta dunas, falésias, piscinas naturais, vilas de pescadores e um sol acolhedor que dura quase o ano todo. Quem vai lá, não pode deixar de conhecer o que foi até pouco tempo o maior cajueiro do mundo.

Através de exame de DNA, Natal recentemente perdeu esse título para o Cajueiro Rei, que fica no litoral do Piauí. Mesmo assim, podemos dizer que é o cajueiro mais famoso do mundo, não é mesmo? Ele tem cerca de 8.500 m2 de copa, sendo possível andar pelas suas raízes e troncos.

Uma das principais praias da cidade é a Pirangi do Norte, onde é possível encontrar águas calmas e piscinas naturais com temperatura morna. A Baía dos Golfinhos só pode ser acessada quando a maré está baixa. A paisagem é composta por grandes muros de falésias, flora e um mar onde é possível ver golfinhos visitando a região.

Em sua passagem por Natal, reserve tempo para alguns passeios imperdíveis que precisam ser incluídos no seu roteiro de viagem pela região, como andar de Buggy até Genipabu, conhecer a piscina natural que fica em Maracajaú e visitar o Forte dos Reis Magos.

Para quem gosta de aventuras, uma boa opção é a viagem da Rota das Dunas, uma off road trip, que passa pelas cidades de Natal, São Miguel do Gostoso, Galinhos, Canoa Quebrada e Fortaleza, durando cerca de cinco dias.


Teresina (PI)

Você já pensou em conhecer o Piauí? Esse estado do Nordeste é o único cuja capital não é banhada pelo mar, mas quem decide conhecer Teresina descobre a cidade mais populosa da região, com muitas praças, verde e atividades divertidas para explorar.

Como o calor na região é bem intenso, o melhor período para visitar o Piauí é entre os meses de janeiro e julho, época em que as cachoeiras e as piscinas naturais estão com mais volume de água. Outra atração imperdível no local é visitar o Parque Ecológico onde acontece o encontro dos rios Poti e Parnaíba.

Quem estiver pelo Piauí também não pode deixar de visitar o Parque Nacional Serra da Capivara, que guarda as principais pinturas pré-históricas do país e está localizado a aproximadamente 500 km da capital.


São Luís (MA)

Com o seu belíssimo estilo arquitetônico influenciado pelos portugueses, São Luís é a capital do Maranhão e traz diversos pontos turísticos que podem ser visitados dentro da cidade.

Fundada pelos franceses em 1612, a fortaleza de São Luís, hoje, é sede do governo do Maranhão e guarda peças da mobília usada durante os séculos XVIII e XIX. A Casa das Tulhas é um mercado onde se vendem produtos regionais do estado. Lá se encontram ingredientes para cozinhar, vários tipos de cachaça e a tiquira, que é uma bebida destilada de mandioca considerada afrodisíaca.

A praia Ponta d’Areia fica a 4 km do centro da cidade e é a mais visitada pelos turistas. Já a praia de São Marcos fica a 5 km do centro e é mais frequentada pelos jovens que praticam surfe e kitesurf. Além das praias e de toda a riqueza histórica que São Luís tem para oferecer, existe outro lugar no estado que precisa ser visitado: são os Lençóis Maranhenses.

Com uma área de 1.500 km2, os Lençóis são conhecidos como o deserto brasileiro. Ali é possível visitar lagoas cristalinas formadas nos vales das dunas e fazer um passeio pela área. Para realizar esse tour, uma boa dica é procurar empresas especializadas em turismo na região.


Jericoacoara (CE)

Um dos mais badalados destinos turísticos do Ceará e até mesmo do Nordeste como um todo, Jericoacoara está localizada a 290 quilômetros da capital Fortaleza e reúne visitantes de diferentes partes do mundo. Com seu clima rústico e paradisíaco, o lugar encanta todos que passam por ali.

Jericoacoara é uma pequena vila de pescadores que se transformou em verdadeiro polo turístico do estado. São diversas opções de restaurantes, passeios e hospedagens para que o visitante encontre tudo o que precisa para viver dias realmente inesquecíveis.

Um dos principais atrativos desse paraíso são as famosas praias e lagoas, como a Lagoa Azul, a Lagoa do Paraíso e a Praia do Preá. Em sua passagem por Jericoacoara você ainda pode conhecer a Árvore da Preguiça, o Mangue Seco e tirar uma foto na famosa Pedra Furada. O por do sol na região também é incrível e vale o passeio até o alto das dunas.


Delta do Parnaíba (PI)

Outro lugar incrível, que pode ser visitado durante a sua viagem pelo Nordeste brasileiro, é o Delta do Parnaíba. O arquipélago tem 2,7 mil quilômetros quadrados, divididos em aproximadamente 70 ilhas, e fica localizado entre os estados do Maranhão e do Piauí.

No local, o sol brilha forte durante todo o ano e os visitantes podem conhecer diversos atrativos naturais, como mangues, lagoas, dunas, espelhos d’água, rios e praias. Independente do destino escolhido, você vai ter a oportunidade de contemplar paisagens paradisíacas e um contato único com a natureza.

Além da riqueza natural praticamente intocada, com espécies variadas da fauna e da flora brasileiras, o Delta do Parnaíba ainda oferece uma rica gastronomia local, que pode ser apreciada curtindo a vista do belo encontro do rio com o mar.

Como organizar a sua viagem?

O primeiro passo para organizar a sua viagem pelo Nordeste brasileiro é definir os destinos visitados. A partir disso, é possível fazer um roteiro detalhado com todos os locais que você deseja conhecer e atividades que quer realizar na região.

Uma boa dica é sempre pesquisar bastante sobre os destinos visitados, para tirar todas as suas dúvidas e se preparar de forma adequada, para evitar imprevistos desagradáveis. Além disso, vale contratar uma empresa especializada em turismo na região, que será capaz de oferecer todo o suporte necessário para a sua viagem.

Bem bacana, não é mesmo? Como podemos perceber, o que não faltam são destinos imperdíveis e pontos turísticos no Nordeste para você conhecer. 


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto