Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros
Novas Fronteiras

Exu: Cinco personalidades do sertão pernambucano

Exu: Cinco personalidades do sertão pernambucano
|
Compartilhe
Google Whatsapp

No coração do sertão nordestino, Exu, é celeiro de regionalismo e identidade do agreste. Situada na fronteira entre Ceará e Pernambuco, não fica distante das influências culturais do Piauí e da Bahia. Conheça cinco personalidades da cidade:

Luiz Gonzaga

Luiz Gonzaga do Nascimento, mais conhecido como Luiz Gonzaga e o Rei do Baião (Exu, 13 de dezembro de 1912 – Recife, 2 de agosto de 1989) foi um importante compositor popular brasileiro.Foi uma das mais completas, importantes e inventivas figuras da música popular brasileira


Bárbara de Alencar

Bárbara Pereira de Alencar (Exu, 11 de fevereiro de 1760 — Fronteiras, 18 de agosto de 1832) foi uma revolucionária da Revolução Pernambucana de 1817 e da Confederação do Equador. Mãe de José Martiniano Pereira de Alencar, Tristão Gonçalves e Carlos José dos Santos também revolucionários.


Guálter Martiniano de Alencar Araripe

Guálter Martiniano de Alencar Araripe, primeiro e único barão de Exu (Exu, 18 de junho de 1822 — Exu, 22 de julho de 1889), foi um político brasileiro. Foi eleito por diversas vezes deputado provincial por Pernambuco, e era coronel da Guarda Nacional. Filho de Luís Pereira de Alencar e de Ana Pereira de Carvalho.Recebeu o baronato por decreto de 15 de novembro de 1888. O título faz referência à cidade pernambucana de Exu.


Odilon de Oliveira

Odilon de Oliveira (Exu, 26 de fevereiro de 1949 ) é um juiz federal brasileiro, famoso por atuar no combate ao crime organizado na região de fronteira com o Paraguai na cidade de Ponta Porã, Mato Grosso do Sul.


Zezinho Barros

Zezinho Barros é um cantor brasileiro. Nascido em Pernambuco, com 18 anos foi para São Paulo com o objetivo de exercer a carreira artística.

Gravou seu primeiro álbum no ano de 1985, um compacto simples em estilo romântico. No ano de 1989, lançou seu segundo disco, onde se destacava a canção “Gosto de mel”. Sua carreira foi então impulsionada pelos radialistas Paulo Barbosa e Zé Lagoa.


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto