Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
Novas Fronteiras

Feriados 2020: o calendário de folgas nacionais

Compartilhe

A notícia não é boa: ao contrário do que ocorreu nos últimos anos, o calendário de feriados 2020 está murcho e as folgas prolongadas são artigos raros. Pra emendar com finais de semana, praticamente só aqueles que nunca falham, tipo Carnaval, Semana Santa e Corpus Christi. 

2020 tem muitos feriados prolongados para aproveitar. Se liga no calendário:

  • 1º de janeiro (quarta): Confraternização Universal
  • 10, 11 e 12 de abril (sexta a domingo): Paixão de Cristo
  • 21 de abril (terça-feira): Tiradentes
  • 1º, 2 e 3 de maio (sexta a domingo): Dia Mundial do Trabalho
  • 5, 6 e 7 de setembro (sábado a segunda): Independência do Brasil
  • 10, 11 e 12 de outubro (sábado a segunda): Nossa Senhora Aparecida
  • 31 de outubro, 1º e 2 de novembro (sábado a segunda): Finados
  • 15 de novembro (domingo): Proclamação da República
  • 25, 26 e 27 de dezembro (sexta a domingo): Natal

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Pontos facultativos de 2020

  • 24 a 26 de fevereiro (sábado a quarta): Carnaval é ponto facultativo o dia inteiro na segunda e na terça-feira e até as 14h na quarta-feria de cinzas
  • 11 a 14 de junho (quinta a domingo): Corpus Christ
  • 28 de outubro (quinta): Dia do Servidor Público
  • 24 de dezembro (quinta): véspera de Natal – ponto facultativo após as 14h
  • 31 de dezembro (quinta): véspera de ano novo – ponto facultativo após as 14h

Dicas para viajar nos feriados de 2020

Se você gostaria de voar para longe de casa, o ideal é comprar suas passagens de três a quatro meses antes do feriadão. Ou seja, em dezembro já passou da hora de garantir as passagens do Carnaval, e olha que em 2019 a folia é mais tarde, em março. Em janeiro, o alarme está tocando para resolver o que fazer na Semana Santa – e não se esqueça do feriadão de Corpus Christi, em junho.

Não se planejou? Tudo bem. Dá para fazer muita coisa legal por terra, seja de ônibus ou de carro. E mesmo alugar um veículo, para quem não tem carro próprio, pode ser uma ideia interessante e econômica, sobretudo para quem viaja em grupo.


Convém reservar a hospedagem com antecedência, pelo menos se você for para determinados destinos durante a alta temporada – praias do nordeste no carnaval ou Gramado no Natal-Luz, por exemplo

O que fazer nos feriados de 2020

Carnaval

O sonho de todo mundo é o nordeste, seja para a folia de Salvador, seja para as praias do nosso litoral. O problema, sempre ele, está na tal da oferta/demanda – quando o destino dos sonhos de uma multidão é o mesmo, tudo fica mais caro. Se as passagens estiverem impagáveis e os hotéis idem, pode ser uma boa seguir na direção contrária. Capitais como como Belo Horizonte e São Paulo têm carnavais fortes e preços mais em conta.


Porto Alegre, Curitiba e Brasília são outras opções também econômicas nessa época. E cada uma delas está repleta de atrações nos arredores: perto de Curitiba estão Morretes e Antonina; Porto Alegre é colada com Gramado e com a Serra Gaúcha e Brasília está do ladinho das cachoeiras de Pirenópolis.

Semana Santa

Boa época para visitar as cidades históricas mineiras, como Ouro Preto, Mariana, São João del-Rei e Tiradentes. Nesse caso, quem vai voando deve seguir para BH. As praias do nordeste também são boas opções, mas convém verificar se o destino escolhido não está na temporada de chuvas. Mais ao sul, é uma boa época para ir para Santa Catarina.

Corpus Christi

Um bom feriadão para conhecer o Jalapão, já que lá chove pouco em junho. Em Fernando de Noronha, por outro lado, até chove, mas isso produz a baixa temporada, quando os preços caem pelo menos 30%, inclusive nas passagens aéreas. É também o começo da temporada nos Lençóis Maranhenses, que nessa época costumam ter lagoas cheias e pouca chuva. Outra opção é conhecer a Chapada dos Veadeiros, em Goiás, onde a melhor época é a da seca, que vai de maio a outubro.

Proclamação da República

Já começou o Natal Luz, uma das maiores festas do Brasil, que ocorre em Gramado. Os preços sobem, o clima de inverno europeu foi embora junto com a metade do ano, mas a cidade está do jeito que as crianças gostam. Um bom destino e época para viagens em família. Se preferir sol e mar (e, quem sabe, conseguir um dia a mais, pra compensar, é também um bom período para caçar aquelas passagens aéreas promocionais para o nordeste e aproveitar para conhecer Porto de Galinhas ou a Praia dos Carneiros.

Preste atenção nos feriados regionais em 2020

20 de novembro é o Dia da Consciência Negra, que cai numa quarta-feira e é feriado em vários estados brasileiros. O dia 15 de agosto, quando os católicos celebram a Assunção de Nossa Senhora, também é feriado em várias partes do país. E em 2019 vai cair numa quinta, o que, dependendo do chefe, pode render um feriadão.

E não se esqueça dos aniversários das cidades, que também costumam ser feriados municipais. O de São Paulo, por exemplo é em 25 de janeiro, que em 2019 cai numa sexta-feira.


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar