Atraso: colheita da soja atinge 12,4% no Brasil

Mato Grosso segue como o estado que mais colheu; No Piauí a colheita alcançou apenas 1%

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A colheita da soja avançou pouco de uma semana para a outra no Brasil, mostra o levantamento realizado pela consultoria Safras & Mercado. Até o momento, 12,4% dos 38,6 milhões de hectares semeados foram colhidos, menos que os 30,4% do mesmo período de 2020. Na semana passada, a porcentagem era de 7,1%. Na média histórica o Brasil colhe 26,6% da soja até este momento.

Entre os estados, Mato Grosso segue como o que mais colheu até agora, com 34% dos 10,3 milhões de hectares colhidos. O ritmo ainda é bastante atrasado se comparado aos 74% do ano passado. Na semana passada tinham colhido 22%, o que mostra que mesmo com as chuvas os produtores estão conseguindo trabalhar.

Já Goiás conseguiu mais do que dobrar o ritmo de colheita de uma semana para a outra, atingindo agora 14% da área de 3,7 milhões de hectares colhidos, contra os 6% da semana passada. Já em 2019, nesta mesma época, o estado havia colhido 29% da soja.

Por fim, completam a lista de estados que começaram a colher: Tocantins, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais.

O levantamento realizado ainda mostra que o Piauí colheu 1% da produção estimada. O vizinho estado do Maranhão já atigiu a marca de 15% de colheita do grão. Veja abaixo. 

Mato Grosso

A colheita da safra de soja 2020/2021 de Mato Grosso atingiu 34,51%, conforme levantamento do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), com número obtido até 19 de fevereiro. No mesmo período do ano passado, a colheita era de 73,18%. Na semana passada, o número era de 22,26%.

Paraná

Segundo levantamento do Departamento de Economia Rural (Deral), o estado recolheu até dia 16 de fevereiro um total de 3% da área de 5,5 milhões de hectares plantadas com soja. Na mesma época de 2020 a colheita estava em torno de 10%. A região mais adiantada até agora é Pato Branco, que recolheu 20% da área.

Rio Grande do Sul

O estado não colheu nada de soja até o momento, algo normal para o período. Segundo dados da Emater, na mesma época de 2020 nada havia sido colhido também.

Fonte: Canal Rural 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES