Azeite de oliva adulterado: 41 mil garrafas são apreendidas em supermercados

Foram encontrados nos produtos óleo de soja, corantes e aromatizantes

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério da Agricultura (Mapa) realizou o descarte de 41,3 mil garrafas, de 500 ml cada, de azeite de oliva adulteradas. Os produtos destruídos foram apreendidos em uma rede de supermercados nas cidades de Recife (PE) e João Pessoa (PB).

De acordo com análises feitas pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária do Rio Grande do Sul constataram mistura de óleo de soja, corantes e aromatizantes, ou seja não se tratava de azeite de oliva. O produto era das marcas Oliveiras do Conde e Olivais do Porto, que já tinham sido autuadas pelo ministério em processos anteriores.

O processo resultou na aplicação de multas no valor de R$ 446 mil. Os responsáveis (embaladores) pelas marcas não foram encontrados. Desta forma, as multas foram lavradas contra WMS Supermercados do Brasil, que tem o Big Bompreço e Maxx, por ter responsabilidade solidária pela mercadoria comercializada, conforme Decreto 6.268/2007, que regulamenta a Lei 9.972/2000.

O pagamento das multas não foi efetuado e o processo foi enviado à Procuradoria da Fazenda para inscrição na Dívida Ativa da União.

Fonte: Canal Rural



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES